Do símbolo à metáfora:
reflexões sobre arte e linguagem no primeiro Nietzsche
Resumo
O objetivo do artigo é analisar a relação entre as noções de símbolo e alegoria, desenvolvidas em O Nascimento da Tragédia, e a noção de metáfora elaborada no ensaio Sobre Verdade Mentira no sentido Extra-Moral, a fim de mostrar como Nietzsche reúne, já em sua primeira obra, elementos centrais para a elaboração da reflexão crítica sobre a linguagem desenvolvida em SobreVerdade Mentira no sentido Extra-Moral.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.
BORNHEIM, Gerd. Breves observações sobre o sentido e a evolução do trágico. In: BORNHEIM, Gerd. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 1975.
COMODO, Roberto. Orgia no palco. Entrevista com José Celso Martinez Correa. Isto é, São Paulo, 1996. Disponível em: <http://www.terra.com.br/istoe/vermelha/139601.htm>. Acesso em: 28 maio 2004.
DOMENACH, J. -M. Le Retour du tragique, Paris, Le Seuil, 1967.
FÉRAL, Josette. Os gregos na Cartoucherie: a pesquisa das formas. Folhetim, Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, n. 14, jun./set. 2002.
FERNÁNDEZ, Ricardo Muñiz. Fragmentos troianos. Programa da peça. São Paulo, 1999. Disponível em: <http://www.sescps.com.br/cpt/frame05_01_316.htm>.
Acesso em: 29 maio 2004.
FOLEY, Helene. Modern Performance and Adaptation of Greek Tragedy. (Washington, DC), 1998. Disponível em: <http://www.216.158.36.56/Publications/Pres Talks/FOLEY98.html>. Acesso em: 14 jun. 2004.
GAZOLLA, Rachel. Para não ler ingenuamente uma tragédia grega: ensaio sobre aspectos do trágico. São Paulo: Loyola, 2001.
GUZIK, Alberto. Medéia de Antunes é um espetáculo único. O Estado de São Paulo, São Paulo, 9 ago. 2001. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/divirtase/noticias/2001/ago/09/175.htm>. Acesso em: 28 maio 2004.
LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1996.
LUIZ, Macksen. Seriedade não garante sucesso. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 jun. 2003. Caderno B.MAFFESOLI, Michel. Entrevista. In: LUIZ, Macksen.
SANTOS, Volnei Edson. O trágico e seus rastros. Londrina: Eduel, 2002.
MOST, Gleen. Da tragédia ao trágico. In: MOST, Gleen. Filosofia e literatura: o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
SANTOS, Walmir. Antígona. Folha de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.satyros.com.br>. Acesso em: 20 de abril de 2004.
SILVA, Beatriz Coelho. Renata Sorrah estrela superprodução de Medeia. Estado de São Paulo, São Paulo, 22 abr. 2004. Disponível em: http://www.estadao.com.br/divirtase/noticias/2004/abr/22/104.htm>. Acesso em: 14 jun. 2004.
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
VERNANT, Jean-Pierre. O sujeito trágico. In: VERNANT, Jean-Pierre.. Mito e tragédia na Grécia Antiga II. São Paulo: Perspectiva, 1991.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Programas de peças:
Medeia. Teatro do Pequeno Gesto. Rio de Janeiro, 2003.
Bacantes. Teatro Oficina. São Paulo, 2001.
Fragmentos troianos. CPT. Sesc Consolação, São Paulo, 1999
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.