Atirar pedras, olhar de frente a estranheza:
sobre os gestos que não esquecem
Resumo
O artigo aborda a relação entre gesto, memória e recordação, mostrando a sua importância para a criação artística. O impulso é dado por Aristóteles e por uma matriz antiga de afinidade entre corpo e memória, mas é a releitura de algumas “imagens de pensamento” de Walter Benjamin e das suas reflexões sobre as questões do gesto e da estranheza em Proust e Kafka que permite articular os vários momentos. Este percurso irá atravessar a fotografia e a literatura, com referências a Proust, Kafka, Clarice Lispector e Claude Cahun. Trata-se de procurar respostas para as seguintes questões: de que forma um gesto ou um movimento corporal podem desencadear em nós uma relação com o passado? E que articulação entre memória e corpo está subjacente a esta experiência? De que forma a modernidade intensificou a experiência da estranheza, não apenas em relação à nossa própria identidade, mas também em relação ao mundo que nos rodeia e a um passado a que deixamos de ter acesso? E, neste cenário, quais as possibilidades de ação? Por último, como é que a arte aproveita ou pode aproveitar estas experiências?
Downloads
Referências
ARISTÓTELES.On Memory and Recollection, in Parva Naturalia. The Loeb Classical Library. Cambridge MA / London: Harvard University Press, 2000[1957].
ARISTÓTELES. Problems, vol. I. The Loeb Classical Library. Cambridge MA:Harvard University Press, 2011.
BENJAMIN, W.Das Passagen-Werk.InGesammelte Schriften, vol. V.Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991a.
BENJAMIN, W. “Franz Kafka. Zur zehnten Wiederkehr seines Todestages”, in Gesammelte Schriften, vol. II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991b [1934].
BENJAMIN, W.Imagens do Pensamento.Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.
KAFKA, F.Os Contos, vol 1. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.
LISPECTOR, C.A paixão segundo G. H..Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
Copyright (c) 2017 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.