Bacon entre espelhos:

a imagem em gozo na arte

  • Musso Greco ASSOCIAÇÃO IMAGEM COMUNITÁRIA
Palavras-chave: real, arte, aparência, distorção da imagem

Resumo

Sabendo que a obra de Arte pode ensinar à Psicanálise de que maneira o Inconsciente hoje se refere ao corpo, podemos usá-la como vertente do Real clínico para trabalhar a questão da imagem distorcida do corpo na era dos novos sintomas. Lacan introduziu o Real como a dimensão que permite ter juntas as três instâncias do nó borromeu, Real, Simbólico e Imaginário. Escolhemos como guia deste estudo um artista que reinventa o corpo por meio da destruição da imagem ideal do corpo, Francis Bacon, que parece entender a condição do sujeito contemporâneo, para o qual a crise do Outro simbólico torna problemático mediar, de modo humanizado e particular, a relação entre o gozo e as imagens que experimenta no próprio corpo. O enfraquecimento da mediação simbólica faz curtocircuitar continuamente no corpo a rede especular do Imaginário e o Real libidinal da pulsão, o que aparece na pintura de Bacon sob a forma de uma distorção. 

Downloads

Biografia do Autor

Musso Greco, ASSOCIAÇÃO IMAGEM COMUNITÁRIA
PSIQUIATRA, PSICANALISTA (EBP), MESTRE EM PSICOLOGIA (UFMG), DOUTOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (UFMG)

Referências

ANDRÉ, P. A lição da pintura pela pintura. Variações; paráfrases; apropriações; citações.2009. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php (acesso em 10/08/2017).

BACON QUOTES. Francis Bacon Quotes+ Paintings + Bio. Disponível em http://www.artquotes.net/masters/bacon_quotes.htm (acesso em 13/08/2017).

BROUSSE, MH. Seminario de investigación: El cuerpo em psicoanalisis. Madrid: Nucep/ELP, 2001.

DELEUZE, G. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. FRANCASTEL, G. “Renovação e decadência: séculos XIX e XX”. In: O retrato. Madrid, 1995.

FREUD, S. (1907) “Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen”. Vol. IX. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud.Rio deJaneiro: Imago Editora, 1976.

LACAN J. O Seminário. Livro 2: O eu na teoria de Freud e na técnica da Psicanálise(1954-1955).Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

LACAN J. O Seminário.Livro 16: De um Outro a outro(1968-1969). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

LACAN J. O Seminário. Livro 23: O sinthoma (1975-1976). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

LACAN J. “Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V. Stein” (1965). In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LAZARUS-MATET, C. “...O objeto a que já é o estofo do sujeito...”. Boletim Eletrônico do Comitê de Ação da Escola Una–versão 2006-2008, n.2, junho/2007. Online, disponível em http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/papers/papersport.htm, acesso em 10/08/2017.

MILLER, J-A. “As prisões do gozo”. In: Opção Lacaniana-Revista Brasileira Internacional de Psicanalise. São Paulo, n. 54, 2009.

REGNAULT, F. “O Nome-do-Pai”. In: FELDSTEIN, R.; FINK, B. & JAANUS, M., (org.). Para ler o Seminário 11 de Lacan. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997.

ROCA, A.V. “Francis Bacon: la deriva delyo y el desgarro de la carne”. In: Arte, Individuo y Sociedad, vol. 18. Madri: Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, 2006.

SCHØLHAMMER, K.Além do visível. Rio de janeiro: 7 Letras, 2007.S

YLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon - A brutalidade dos fatos (trad. Maria TeresaResende Costa a partir de Interviews with Francis Bacon, 1995). Cosac e Naify Ed. Ltda (semindicação de cidade e dedata de publicação), 1995.

Publicado
2018-01-29
Seção
Dossiê Material Musical