Critérios de Divisibilidade
Resumo
Neste trabalho, veremos como construir, para números escritos na base decimal, critérios de divisibilidade por um inteiro qualquer d>1. Para isso, usaremos congruências e a ordem de 10 módulo d para explicar a construção desses critérios. Exibiremos alguns critérios que serão úteis e outros nem tanto, mas que podem ser aplicados computacionalmente. Tais critérios englobam os casos conhecidos de divisibilidade por 2, 4, 8, 5, 25, 3, 9 e 11, além de outros pouco conhecidos, porém simples, como é o caso do 37. Além disso, se d é uma potência de primo, então os critérios apresentados, quando não houver divisibilidade por d, irão preservar o resto.
Referências
primos e outros números. IMPA, Rio de Janeiro, 5ª edição, 2018.
SANTOS, J. P. d. O. Introdução à teoria dos números. [S.l.]: IMPA, 1998.
Copyright (c) 2025 Revista de Matemática da UFOP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
 
							 
							 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 