A gestão democrática na Educação Profissional e Tecnológica

  • Eliana Nunes Maciel Bastos
  • Iussara Any da Silva Luz
  • Alysson Ramos Artuso
Palavras-chave: EPT, Gestão Democrática, Formação humana, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão acerca da gestão democrática na educação profissional e tecnológica. Nesse percurso, propõe-se uma reflexão pautada na pesquisa exploratória de caráter bibliográfico associada a uma discussão teórica. Sublinha-se a Educação Profissional e Tecnológica, em suas vertentes do trabalho, do conhecimento e da inovação tecnológica, como campo de estudo para a realização de ações conjuntas em prol da constituição de uma formação humana integral. Procura-se, assim, instigar a superação de toda e qualquer forma de gestão autoritária, abordando meios de promover processos para a aquisição de uma educação mais igualitária por intermédio de atitudes humanísticas e emancipadoras. Para isso, discute-se a relevância da práxis sob uma ótica humanista apoiada em autores como Isabel Alarcão, Maria Ciavatta, Paulo Freire, Cleunice Matos Rehem e Boaventura de Sousa Santos, defendendo-se a Educação Profissional e Tecnológica como espaço de formação dos trabalhadores e dos filhos dos trabalhadores onde a reflexão crítica, o conhecimento sólido e a possibilidade de ação em suas próprias realidades se alinham.

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Publicado
2021-07-12
Como Citar
Nunes Maciel Bastos, E., Any da Silva Luz, I., & Artuso, A. R. (2021). A gestão democrática na Educação Profissional e Tecnológica. Além Dos Muros Da Universidade, 6(2), 01-11. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4520