A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • Bruna Maciel Ramos Instituto Federal do Paraná
  • Alysson Ramos Artuso
Palavras-chave: CTS, tecnologia, língua estrangeira, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo é uma discussão teórica sob o ponto de vista dos estudos do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2000 (PCN) e sua extensão, os PCN+, de 2002. O objetivo é investigar como a tecnologia é apresentada nesses dois documentos, com especial foco para as línguas estrangeiras modernas. Para tanto, iremos apresentar uma visão da não neutralidade da tecnologia a partir da análise dos documentos PCN, também se discute como a relação com a tríade CTS se dá nesses documentos. Por fim, conclui-se que há uma ênfase para as novas tecnologias nos PCN’s e que há também um diálogo com a CTS, o qual se apresenta de maneira diferenciada nos dois documentos analisados.

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Publicado
2021-06-23
Como Citar
Ramos, B. M., & Artuso, A. R. (2021). A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além Dos Muros Da Universidade, 6(2), 36-43. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4790