O manual do professor de língua portuguesa como mecanismo de política linguística

  • Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Palavras-chave: Políticas linguísticas, Ensino de língua portuguesa, Manual do professor

Resumo

Neste trabalho, lidamos com a noção ampliada de Política Linguística (PL), de Shohamy (2006), conforme o modelo proposto por Spolsky (2004). Tivemos como objetivo defender o manual do professor (MP) das coleções didáticas de Língua Portuguesa como um mecanismo de PL. Para isso, selecionamos dois MP: o primeiro de 1970, quando estes começam a ser adotados pela política educacional brasileira e o outro de 1999, quando começam a circular os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que passam a direcionar a política do livro didático no país. Fizemos análise qualitativa dos dois, exemplificando como essas políticas se realizam neles, por meio da análise de conteúdos, objetivos e indicações de práticas apresentados aos professores. Concluímos que os MPs analisados perpetuam uma determinada forma de representar a língua, o mais antigo mostrando o português como homogêneo, mais explicitamente, e o segundo utilizando marcas linguísticas que apontam um direcionamento prescritivista para a prática docente.

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Referências

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Publicado
2019-06-18