O manual do professor de língua portuguesa como mecanismo de política linguística
Abstract
Neste trabalho, lidamos com a noção ampliada de Política Linguística (PL), de Shohamy (2006), conforme o modelo proposto por Spolsky (2004). Tivemos como objetivo defender o manual do professor (MP) das coleções didáticas de Língua Portuguesa como um mecanismo de PL. Para isso, selecionamos dois MP: o primeiro de 1970, quando estes começam a ser adotados pela política educacional brasileira e o outro de 1999, quando começam a circular os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que passam a direcionar a política do livro didático no país. Fizemos análise qualitativa dos dois, exemplificando como essas políticas se realizam neles, por meio da análise de conteúdos, objetivos e indicações de práticas apresentados aos professores. Concluímos que os MPs analisados perpetuam uma determinada forma de representar a língua, o mais antigo mostrando o português como homogêneo, mais explicitamente, e o segundo utilizando marcas linguísticas que apontam um direcionamento prescritivista para a prática docente.Downloads
Download data is not yet available.
References
JOHNSON, David Cassels. Language Policy. Research and Practice in Applied Linguistics. Palgrave Macmillan, London, 2013.
NÓBREGA, Geovana Sousa. Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. Dissertação de mestrado. Mestrado em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2008. 227f.
NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada. 2014. Disponível em: http://biblioteca.portalbolsasdeestudo.com.br/link/?id=10201860.
SHOHAMY, Elana Goldberg. Expanding language policy. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 45-56.
_______. Language educacion policies. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 76-92.
Spolsky, B. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
NÓBREGA, Geovana Sousa. Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. Dissertação de mestrado. Mestrado em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2008. 227f.
NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada. 2014. Disponível em: http://biblioteca.portalbolsasdeestudo.com.br/link/?id=10201860.
SHOHAMY, Elana Goldberg. Expanding language policy. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 45-56.
_______. Language educacion policies. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 76-92.
Spolsky, B. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Published
2019-06-18
Section
Artigos - Dossiê
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.