O manual do professor de língua portuguesa como mecanismo de política linguística
Resumen
Neste trabalho, lidamos com a noção ampliada de Política Linguística (PL), de Shohamy (2006), conforme o modelo proposto por Spolsky (2004). Tivemos como objetivo defender o manual do professor (MP) das coleções didáticas de Língua Portuguesa como um mecanismo de PL. Para isso, selecionamos dois MP: o primeiro de 1970, quando estes começam a ser adotados pela política educacional brasileira e o outro de 1999, quando começam a circular os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que passam a direcionar a política do livro didático no país. Fizemos análise qualitativa dos dois, exemplificando como essas políticas se realizam neles, por meio da análise de conteúdos, objetivos e indicações de práticas apresentados aos professores. Concluímos que os MPs analisados perpetuam uma determinada forma de representar a língua, o mais antigo mostrando o português como homogêneo, mais explicitamente, e o segundo utilizando marcas linguísticas que apontam um direcionamento prescritivista para a prática docente.Descargas
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Citas
JOHNSON, David Cassels. Language Policy. Research and Practice in Applied Linguistics. Palgrave Macmillan, London, 2013.
NÓBREGA, Geovana Sousa. Manual do professor de língua portuguesa: da caracterização do gênero à leitura dos professores. Dissertação de mestrado. Mestrado em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2008. 227f.
NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada. 2014. Disponível em: http://biblioteca.portalbolsasdeestudo.com.br/link/?id=10201860.
SHOHAMY, Elana Goldberg. Expanding language policy. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 45-56.
_______. Language educacion policies. In: SHOHAMY, Elana Goldberg. Language Policy: hidden agendas and new approaches. London and New York: Routledge, 2006, p. 76-92.
Spolsky, B. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
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Publicado
2019-06-18
Sección
Artigos - Dossiê
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