A formação do professor de língua inglesa na universidade e a escola como aparelho ideológico de estado
Abstract
O artigo discute a formação do professor de inglês como língua estrangeira na universidade baseado nos conceitos de ideologia e aparelho ideológico de estado, forjados por Louis Althusser, e também na distinção entre saber proveniente do estudo teórico e saber advindo da prática supervisionada de ensino. A partir de considerações sobre a formação do professor de língua inglesa no Curso de Letras da UFSJ, o artigo sugere que há um vínculo entre a formação do professor na universidade e o trabalho com língua inglesa na escola, pois em ambos os contextos há predominância do saber raciocinado em detrimento do saber-fazer. Tal vínculo contribui para a reprodução da evidência ideológica de sentido “inglês não se aprende na escola” e de relações sociais no âmbito da sociedade brasileira. Sugere-se que a formação do professor de língua inglesa nas universidades amplie as oportunidades para o confronto entre saber raciocinado e saber-fazer.
Downloads
References
GASPARINI, Edmundo Narracci. Entre o saber e o saber-fazer: reflexões sobre a formação do professor de língua estrangeira na universidade. Revista Glauks, v. 13, n. 1, p. 52-61, 2013.
MINAS GERAIS. Secretaria de Educação. Proposta Curricular – CBC / Língua estrangeira – Fundamental – 6º ao 9º / Ensino Médio. Disponível em:
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Editora da UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, M.; C. FUCHS A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F. e T. HAK (orgs.) Por uma análise automática do discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Editora da UNICAMP, 1997, p. 163-253.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. Tradução de Silvana Serrani-Infante. In: Signorini, I. (Org.) Língua(gem) e Identidade. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p. 213-230.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.