A formação do professor de língua inglesa na universidade e a escola como aparelho ideológico de estado

  • Edmundo Narracci Gasparini Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de língua inglesa, Saber, Saber-fazer.

Resumo

O artigo discute a formação do professor de inglês como língua estrangeira na universidade baseado nos conceitos de ideologia e aparelho ideológico de estado, forjados por Louis Althusser, e também na distinção entre saber proveniente do estudo teórico e saber advindo da prática supervisionada de ensino. A partir de considerações sobre a formação do professor de língua inglesa no Curso de Letras da UFSJ, o artigo sugere que há um vínculo entre a formação do professor na universidade e o trabalho com língua inglesa na escola, pois em ambos os contextos há predominância do saber raciocinado em detrimento do saber-fazer. Tal vínculo contribui para a reprodução da evidência ideológica de sentido “inglês não se aprende na escola” e de relações sociais no âmbito da sociedade brasileira. Sugere-se que a formação do professor de língua inglesa nas universidades amplie as oportunidades para o confronto entre saber raciocinado e saber-fazer.

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Biografia do Autor

Edmundo Narracci Gasparini, Universidade Federal de São João del-Rei
Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Univesridade Federal de São João del-Rei; áreas: ensino de língua estrangeira; análise do discurso

Referências

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Publicado
2018-12-19
Seção
Artigos - Fluxo contínuo