A campanha publicitária da Skol sob um enfoque sociodiscursivo: elaborando questões de leitura para o ensino de Português
Abstract
Partindo da perspectiva sócio discursiva de linguagem do Círculo de Bakhtin e de Maingueneau , este artigo propõe uma reflexão sobre a elaboração de tarefas de leitura para aula de língua portuguesa com um enfoque discursivo. Tendo como base o texto que foi a campanha publicitária da Skol de 2015 “Esqueci o não em casa” e o enunciado resposta da publicitária Pri Ferrari e da jornalista Mila Alves “E trouxe o nunca”, elaboramos algumas questões de leitura sob um enfoque dialógico e discursivo. Através da análise da campanha e das questões de leitura elaboradas, buscou-se mostrar que os sentidos são constituídos não pelo nível da frase, mas, sim, pelo nível discursivo e que campanha da Skol se aproxima do discurso machista, contemplando principalmente o público masculino no seu projeto enunciativo.
Downloads
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.