A campanha publicitária da Skol sob um enfoque sociodiscursivo: elaborando questões de leitura para o ensino de Português
Resumo
Partindo da perspectiva sócio discursiva de linguagem do Círculo de Bakhtin e de Maingueneau , este artigo propõe uma reflexão sobre a elaboração de tarefas de leitura para aula de língua portuguesa com um enfoque discursivo. Tendo como base o texto que foi a campanha publicitária da Skol de 2015 “Esqueci o não em casa” e o enunciado resposta da publicitária Pri Ferrari e da jornalista Mila Alves “E trouxe o nunca”, elaboramos algumas questões de leitura sob um enfoque dialógico e discursivo. Através da análise da campanha e das questões de leitura elaboradas, buscou-se mostrar que os sentidos são constituídos não pelo nível da frase, mas, sim, pelo nível discursivo e que campanha da Skol se aproxima do discurso machista, contemplando principalmente o público masculino no seu projeto enunciativo.
Downloads
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.