Análises de políticas educacionais de acolhimento: a integração de alunos haitianos e o projeto “Escola sem Fronteiras” em Contagem/mg
Abstract
O Brasil é um dos países que vem apresentando um crescente movimento a respeito de criação de medidas específicas para a recepção de diversos públicos de imigrantes. Entre eles, o público haitiano se destaca. Por ser interesse maior para a produção deste artigo, focaremos mais especificamente na situação de crianças e adolescentes e de jovens e adultos, imigrantes haitianos, matriculados em escolas municipais de Contagem / MG, que são presença cada vez mais constante. Para tanto, apresentaremos algumas ações propostas no projeto Escola Sem Fronteiras, considerado um dos mais importantes para o acolhimento dos haitianos. Com base em visitas a três escolas e observações em sala de aula, traçamos um paralelo entre o que se propõe no projeto e sua implementação efetiva nas instituições educacionais. Como conclusão, expressamos nossas reflexões, por meio da discussão sobre medidas que, em nossa visão, se revelaram potenciais e sobre aquelas que precisam ser reconfiguradas.
Downloads
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.