Análises de políticas educacionais de acolhimento: a integração de alunos haitianos e o projeto “Escola sem Fronteiras” em Contagem/mg
Resumen
O Brasil é um dos países que vem apresentando um crescente movimento a respeito de criação de medidas específicas para a recepção de diversos públicos de imigrantes. Entre eles, o público haitiano se destaca. Por ser interesse maior para a produção deste artigo, focaremos mais especificamente na situação de crianças e adolescentes e de jovens e adultos, imigrantes haitianos, matriculados em escolas municipais de Contagem / MG, que são presença cada vez mais constante. Para tanto, apresentaremos algumas ações propostas no projeto Escola Sem Fronteiras, considerado um dos mais importantes para o acolhimento dos haitianos. Com base em visitas a três escolas e observações em sala de aula, traçamos um paralelo entre o que se propõe no projeto e sua implementação efetiva nas instituições educacionais. Como conclusão, expressamos nossas reflexões, por meio da discussão sobre medidas que, em nossa visão, se revelaram potenciais e sobre aquelas que precisam ser reconfiguradas.
Descargas
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.