A leitura na escola: uma interface entre as contribuições de Bakhtin e a consciência textual na formação do leitor
Abstract
RESUMO
O estudo das contribuições teóricas do filósofo Mikhail Bakhtin, da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Linguística, a Educação, a Psicologia Cognitiva, entre outras. O ato de ler, a partir das concepções do leitor e do horizonte social, baseia-se em ter uma atitude responsiva ativa. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual tem se tornado também um profícuo campo de estudo. Assim, dada a relativa escassez de estudos cujo enfoque é a aplicabilidade para o ensino na formação do leitor através da interface entre os estudos bakhtinianos e a consciência textual, elaborou-se uma atividade de compreensão leitora, utilizando-se a crônica como texto. Desse modo, o objetivo deste estudo é a apresentação e a análise de atividades, destinadas a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, para contribuir com uma ferramenta para os professores.
PALAVRAS-CHAVE: Consciência Textual; Ensino; Leitor Responsivo; Relações Dialógicas.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
CÂNDIDO, Antônio (et. al). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes.1. ed. Paris: Langue Française,1978.
COHEN, Andrew D. Using verbal reports in research on language learning. In: FAERCH, Claus; KASPER, Gabriele (Org.). Introspection in second language research. Cleverdon: Multilingual Matters, 1987. p.82-95.
FUZA, A. F. O conceito de leitura na Prova Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces do leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
GOMBERT, Jean - Emile. Metalinguistic development. 1. ed. Hertfordshire: Harverster Wheatsheaf, 1992.
GUTERMAN, Eva. Integrating written metacognitveawarencess guidance as a psychological tool to improve student performance. Learning and Instruction. Research Gate, 2003. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/248498221_Integrating_written_metacognitive_awareness_guidance_as_a_'psychological_tool'_to_improve_student_performance>. Acesso em: 01 jul. 2018
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1992.
LEFFA, V.J. Aspectos da Leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Aberto, Brasília, ano 16, a. 69, 1996.
MENEGASSI, R.J. Avaliação de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2010b. p. 87-106.
MORAES, Olinda Martins. Um estudo das relações de coesão em português. Letras e Letras. Uberlândia (2): 359-384, dez, 1986.
MORAIS, António Manuel Pamplona. Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Edicon, 1997.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Consciência textual nas relações entre leitura e escrita. Universidade Estadual de Maringá, 2014. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B0BzcWVyuWkVVklBdkIwQ1dTWXc/view >. Acesso em: 26 jun. 2018
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 2003.
SPINILLO, Alina Galvão; MOTA, Marcia Maria Peruzzi Elia; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão da leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista. Curitiba, v. 38, n. 1, p. 157-171, 2010.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. A bola. Disponível em: >http://elipalupa.blogspot.com/2015/12/a-bola-luis-fernando-verissimo.html<. Acesso em 20 jun. 2018
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.