A leitura na escola: uma interface entre as contribuições de Bakhtin e a consciência textual na formação do leitor

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabrielle Perotto de Souza da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

RESUMO

O estudo das contribuições teóricas do filósofo Mikhail Bakhtin, da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Linguística, a Educação, a Psicologia Cognitiva, entre outras. O ato de ler, a partir das concepções do leitor e do horizonte social, baseia-se em ter uma atitude responsiva ativa. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual tem se tornado também um profícuo campo de estudo. Assim, dada a relativa escassez de estudos cujo enfoque é a aplicabilidade para o ensino na formação do leitor através da interface entre os estudos bakhtinianos e a consciência textual, elaborou-se uma atividade de compreensão leitora, utilizando-se a crônica como texto. Desse modo, o objetivo deste estudo é a apresentação e a análise de atividades, destinadas a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, para contribuir com uma ferramenta para os professores.

 

PALAVRAS-CHAVE: Consciência Textual; Ensino; Leitor Responsivo; Relações Dialógicas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Patricia de Andrade Neves, andradeneves.patricia@gmail.com

Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 

Doutoranda em Linguística/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, gabiperotto@gmail.com

Citas

ADAM, Jean Michel. A Línguística Textual. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

CÂNDIDO, Antônio (et. al). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes.1. ed. Paris: Langue Française,1978.
COHEN, Andrew D. Using verbal reports in research on language learning. In: FAERCH, Claus; KASPER, Gabriele (Org.). Introspection in second language research. Cleverdon: Multilingual Matters, 1987. p.82-95.
FUZA, A. F. O conceito de leitura na Prova Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces do leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.

GOMBERT, Jean - Emile. Metalinguistic development. 1. ed. Hertfordshire: Harverster Wheatsheaf, 1992.
GUTERMAN, Eva. Integrating written metacognitveawarencess guidance as a psychological tool to improve student performance. Learning and Instruction. Research Gate, 2003. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/248498221_Integrating_written_metacognitive_awareness_guidance_as_a_'psychological_tool'_to_improve_student_performance>. Acesso em: 01 jul. 2018
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1992.

LEFFA, V.J. Aspectos da Leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Aberto, Brasília, ano 16, a. 69, 1996.

MENEGASSI, R.J. Avaliação de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2010b. p. 87-106.

MORAES, Olinda Martins. Um estudo das relações de coesão em português. Letras e Letras. Uberlândia (2): 359-384, dez, 1986.

MORAIS, António Manuel Pamplona. Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Edicon, 1997.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Consciência textual nas relações entre leitura e escrita. Universidade Estadual de Maringá, 2014. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B0BzcWVyuWkVVklBdkIwQ1dTWXc/view >. Acesso em: 26 jun. 2018
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 2003.

SPINILLO, Alina Galvão; MOTA, Marcia Maria Peruzzi Elia; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão da leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista. Curitiba, v. 38, n. 1, p. 157-171, 2010.


VERÍSSIMO, Luís Fernando. A bola. Disponível em: >http://elipalupa.blogspot.com/2015/12/a-bola-luis-fernando-verissimo.html<. Acesso em 20 jun. 2018
Publicado
2019-06-18