Aprendizagem colaborativa no ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes
Abstract
O ensino da Libras ganha cada vez mais espaço na comunidade ouvinte, seja em ambientes acadêmicos, religiosos, virtuais, dentre outros. Ensinar línguas com vista à efetiva aprendizagem do aluno exige metodologias voltadas à comunicação de maneira prática e usual, assim, os aprendizes devem usar a língua-alvo de forma dinâmica e produtiva. Portanto, é importante aplicar metodologias para que esta língua visuogestual seja aprendida eficazmente e os ouvintes interajam com os surdos de maneira satisfatória. Conforme estudos apontados por Figueiredo (2016), a aprendizagem colaborativa tem sido uma importante abordagem na aprendizagem de uma segunda língua. Tal aprendizagem advém da teoria sociocultural de Vygosty (1998), aplicada nas línguas orais, porém, o objetivo desta pesquisa é analisar como a aprendizagem colaborativa influencia na aprendizagem da língua de sinais. Os resultados mostram que através da aprendizagem colaborativa, os alunos assimilaram e aprenderam melhor os conteúdos estudados, pois o trabalho colaborativo foi mais enriquecedor.
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