Memorial de Aires: um possível diálogo intertextual
Abstract
Apesar da vasta produção literária e crítica, é no conjunto de obras memorialísticas formado por Memórias Póstumas de Brás Cubas (1891), Dom Casmurro (1889) e Memorial de Aires (1908), que Machado de Assis demonstra o ápice da sua carreira como escritor. Desse modo, tomando como base essa última obra de formato memorialístico, esse estudo analisa o uso da intertextualidade como um dos principais recursos estéticos na confabulação das memórias que constroem esse romance. Além de compreender como o escritor se apropria desse artifício intertextual para atualizar, no Memorial, clássicos literários como: Divina Comédia (1979) de Dante, a poesia To... (1994) de Percy Shelley, o drama romanesco de Romeu e Julieta (1998) de Willian Shakespeare e o livro de Eclesiastes (2008) da bíblia.
Downloads
References
A BÍBLIA. Eclesiastes. Tradução de João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross Publicações, 2008.
ALLEN, Graham. Intertextuality. London: Routledge, 2000.
ASSIS, Machado. Esaú e Jacó. 5. ed. Santa Catarina: Avenida, 2012.
______________. Memorial de Aires. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2009.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4. ed. São Paulo: Ática, 1986.
CASTELLO, José Aderaldo. Realidade e ilusão em Machado de Assis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
DANTE, Alighieri. A divina comédia. Tradução de Cristiano Martins. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de Luciene Guimarães; Maria Antônia Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.
GOETHE, Johann Wolgang. Fausto. Tradução de Silvio Meira. Rio de Janeiro: Agir, 1968.
KRISTEVA, Júlia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. Perspectiva: São Paulo, 1974.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontos, 1989.
SHAKESPEARE, Willian. Romeu e Julieta. Tradução de Beatriz Viégas Faria, Porto Alegre: L & PM, 1998.
Shelley, Percy Bysshe. Os poemas completos de Percy Bysshe Shelley. Nova Iorque: A Biblioteca Moderna, 1994
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.