Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura (2018)
Abstract
De modo geral, o livro mostra-se bem alinhado com sua proposta inicial, debruçando-se adequadamente aos constructos teórico-metodológicos. As autoras utilizam uma linguagem objetiva, clara e acessível a todos e todas que se interessam pelo ensino de Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento humano e à criticidade das relações mediadas, sobretudo, pela linguagem.
Tendo em vista esses elementos, indicamos esta obra para professoras alfabetizadoras e interessadas/os em discutir o procedimento da SD em sala de aula de qualquer nível, inclusive estudantes de Letras que se voltam para o ensino de língua materna e estrangeira. O livro contribuirá não apenas para leituras a mais das teorias estudadas, como o ISD e os letramentos, mas também como possibilidade de utilização de alguns procedimentos didáticos para o ensino-aprendizagem de língua, em uma perspectiva discursiva e social, que considere as variadas práticas sociais humanas. Vale destacar que a obra encontra-se acessível gratuitamente ao leitor.
Downloads
References
BARROS, Eliana Merlin Deganutti; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; DOLZ, Joaquim. Itinerários Didáticos: um novo caminho para sequenciar atividades de leitura e produção a partir de gêneros textuais. Disponível em:
https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2 883/itinerarios-didaticos-um-novo-caminho-para-sequenciar-atividadesde-leitura-e-producao-a-partir-de-generos-textuais. Acesso em: 20 ago. 2021.
DOLZ, Joaquim.; LIMA, Gustavo; ZANI, Juliana Bacan. Itinerários para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura - Revista de Educação e Letras, v. 22, nº 52, out./dez., 2020, pp. 250-274. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956/3900 Acesso em: 20 ago. 2021.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; KERSCH, Dorotea. F. (Org). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2014.
GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; CARNIN, Anderson; KERSCH, Dorotea. F. (Org.) Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; ALMEIDA, F. B. S.; VIEIRA, É. S. Currículo e alfabetização: implicações para a formação de professores. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. (Orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.