Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura (2018)

Palavras-chave: PNAIC; ISD; Letramentos; Formação Docente.

Resumo

De modo geral, o livro mostra-se bem alinhado com sua proposta inicial, debruçando-se adequadamente aos constructos teórico-metodológicos. As autoras utilizam uma linguagem objetiva, clara e acessível a todos e todas que se interessam pelo ensino de Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento humano e à criticidade das relações mediadas, sobretudo, pela linguagem. 

Tendo em vista esses elementos, indicamos esta obra para professoras alfabetizadoras e interessadas/os em discutir o procedimento da SD em sala de aula de qualquer nível, inclusive estudantes de Letras que se voltam para o ensino de língua materna e estrangeira. O livro contribuirá não apenas para leituras a mais das teorias estudadas, como o ISD e os letramentos, mas também como possibilidade de utilização de alguns procedimentos didáticos para o ensino-aprendizagem de língua, em uma perspectiva discursiva e social, que considere as variadas práticas sociais humanas. Vale destacar que a obra encontra-se acessível gratuitamente ao leitor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Eliana Merlin Deganutti; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; DOLZ, Joaquim. Itinerários Didáticos: um novo caminho para sequenciar atividades de leitura e produção a partir de gêneros textuais. Disponível em:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2 883/itinerarios-didaticos-um-novo-caminho-para-sequenciar-atividadesde-leitura-e-producao-a-partir-de-generos-textuais. Acesso em: 20 ago. 2021.

DOLZ, Joaquim.; LIMA, Gustavo; ZANI, Juliana Bacan. Itinerários para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura - Revista de Educação e Letras, v. 22, nº 52, out./dez., 2020, pp. 250-274. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956/3900 Acesso em: 20 ago. 2021.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; KERSCH, Dorotea. F. (Org). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2014.

GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; CARNIN, Anderson; KERSCH, Dorotea. F. (Org.) Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; ALMEIDA, F. B. S.; VIEIRA, É. S. Currículo e alfabetização: implicações para a formação de professores. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. (Orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014.

Publicado
2023-02-10