O que fazer com o seu dinheiro: o discurso prescritivo em manchetes de capa de jornais sobre finanças pessoais
Resumen
Saia do vermelho. Pague as contas em dia e evite entrar no cheque especial. Essas são algumas questões trazidas pela mídia em geral quando o assunto são finanças pessoais. Mas para quem são endereçadas? Como é construído o leitor nesse tipo de abordagem? A quais discursos elas remetem? Este artigo visa a responder a esses questionamentos e investiga, à luz da análise do discurso de linha francesa, os sentidos que emergem desses tipos de enunciados em manchetes de capa de jornais e como esses sentidos ligam-se, simultaneamente, ao discurso de autoajuda. A mídia precisa de audiência e é vista como uma transmissora da verdade e detentora de credibilidade. Valendo-se dessa constituição ideológica, os enunciados jornalísticos de primeira página sobre a vida financeira das pessoas inscrevem-se em formações discursivas que remetem à imposição velada do discurso de autoajuda e também à relevância construída através do discurso midiático. No meio dessa arena ideológica de dizeres híbridos, estão o sujeito-autor e o sujeito-leitor, que convivem através dos sentidos emergentes dos enunciados.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2014-06-23
Sección
Artigos
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.