A cultura surda na extensão universitária - montagem de curso para professores e licenciandos

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mariana Schwantes Marinho Rainford UERJ

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as etapas de elaboração de um curso de extensão e seus possíveis benefícios para graduandos e profissionais da área de educação que lidam com alunos surdos. O curso foi ministrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo principal a instrumentalização de professores, de forma a muni-los com informações pertinentes aos aspectos linguísticos e culturais da comunidade surda, buscando refletir sobre como a experiência visual associada a elementos que reafirmem a identidade surda, podem auxiliar, em especial, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa "Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia" (UFF). Em 2014, foi contemplada no edital APQ1 (FAPERJ), com o projeto: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica. 
Mariana Schwantes Marinho Rainford, UERJ
Graduada em Letras - Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) e PROATEC Nível IV pelo projeto de extensão "Recursos e Materiais para o Ensino de Português para alunos surdos." Possui conhecimento na área de Linguística (subárea: Linguística Aplicada; Especialidade: Ensino de Línguas), com ênfase em português como segunda língua para alunos surdos. Possui, também, certificação internacional para lecionar língua inglesa como língua estrangeira.

Citas

BAALBAKI, Angela; SCHWANTES, Mariana; BARBOSA, Priscila Costa Lemos; TEIXEIRA, Vanessa Gomes. Oficinas para professores: português como segunda língua para alunos surdos. Revista Ciência em Extensão UNESP, São Paulo, v.12, n.1, p.129-145, 2016.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995.

FERNANDES, Sueli. Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED, 2006. Disponível em: http://www.culturasorda.eu/resources/Fernandes_praticas_letramentos+surdos_2006.pdf Acesso em 23 de maio de 2011.

GESUELI, Z. M.; ALMEIDA, R. S. As histórias em quadrinhos eletrônicas e o processo de letramento de alunos surdos. In: Congresso de Leitura do Brasil, 14; Seminário Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência, IV, 2003. Anais... Campinas: Unicamp, 2003.

KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação (UFPel), Pelotas, v. 36, p. 155-174, 2010. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n36/07.pdf Acesso em 12 abril 2014

_____. Literatura Surda. Centro de Comunicação e Expressão. Florianópolis, 2008.

_____. Literatura surda. ETD: Educação Temática Digital. Campinas, v. 7, p. 98-109, 2006. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=6529 acesso 16 maio 2015

KARNOPP, L. B.; SILVEIRA, C. H. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p.93-109, 2014.

LEITE, J. G.; CARDOSO. J. Inclusão Escolar de Surdos: Uma análise de livros de alfabetização. In. Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2009, p.1-13. Disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3 250 1545.pdf. Acesso 16 maio 2015.

MOURÃO, C. H. N. Adaptação e Tradução em Literatura Surda: a produção cultural surda em língua de sinais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul-RS. ANAIS DO IX ANPED SUL 2012. Caxias do Sul/RS: UPPLAY, 2012. p. 1-18.

PERLIN, G. História dos Surdos. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2002.

SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v1. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

SKLIAR, C. (ed.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

SILVEIRA, C. H. Poemas em Libras sobre natal – uma investigação sobre poesia surda. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas RS. Anais 6º SBECE e 3º SIECE Educação, transgressões, narcisimos, 2015, p. 01-16. Disponível em:http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1430071877_ARQUIVO_TextoSBECE2015ATUAL.pdf Acesso 14 de abril 2015

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC. 2008.

SUTTON-SPENCE. R. Analysing sign language poetry. London: Palgrave, 2005.

SUTTON-SPENCE, R.; QUADROS, R. M. de. Poesia em língua de sinais: traços da identidade surda. In: QUADROS, R. M. de. Estudos Surdos I. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2006.

VILHALVA, Shirley. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. Dissertação [Mestrado em Linguística]. 124 f. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Florianópolis, SC, 2009.

_____. Metas para realização do projeto Índio Surdo no Brasil. Revista da FENEIS, v. VII, p. 22 e 23, 2007a.

_____. Quais são as produções acadêmicas sobre índios surdos no Brasil? IV Encontro Regional Sul de História Oral - Culturas, Identidades e Memórias, 2007b. Disponível em http://www.feneis.com.br/page/quantitativo.asp Acesso 17 de abril 2014.
Publicado
2019-06-18