A cultura surda na extensão universitária - montagem de curso para professores e licenciandos

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mariana Schwantes Marinho Rainford UERJ
Palavras-chave: Cultura surda, Literatura surda, Língua de sinais, Ações extensionistas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as etapas de elaboração de um curso de extensão e seus possíveis benefícios para graduandos e profissionais da área de educação que lidam com alunos surdos. O curso foi ministrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo principal a instrumentalização de professores, de forma a muni-los com informações pertinentes aos aspectos linguísticos e culturais da comunidade surda, buscando refletir sobre como a experiência visual associada a elementos que reafirmem a identidade surda, podem auxiliar, em especial, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa "Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia" (UFF). Em 2014, foi contemplada no edital APQ1 (FAPERJ), com o projeto: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica. 
Mariana Schwantes Marinho Rainford, UERJ
Graduada em Letras - Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) e PROATEC Nível IV pelo projeto de extensão "Recursos e Materiais para o Ensino de Português para alunos surdos." Possui conhecimento na área de Linguística (subárea: Linguística Aplicada; Especialidade: Ensino de Línguas), com ênfase em português como segunda língua para alunos surdos. Possui, também, certificação internacional para lecionar língua inglesa como língua estrangeira.

Referências

BAALBAKI, Angela; SCHWANTES, Mariana; BARBOSA, Priscila Costa Lemos; TEIXEIRA, Vanessa Gomes. Oficinas para professores: português como segunda língua para alunos surdos. Revista Ciência em Extensão UNESP, São Paulo, v.12, n.1, p.129-145, 2016.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995.

FERNANDES, Sueli. Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED, 2006. Disponível em: http://www.culturasorda.eu/resources/Fernandes_praticas_letramentos+surdos_2006.pdf Acesso em 23 de maio de 2011.

GESUELI, Z. M.; ALMEIDA, R. S. As histórias em quadrinhos eletrônicas e o processo de letramento de alunos surdos. In: Congresso de Leitura do Brasil, 14; Seminário Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência, IV, 2003. Anais... Campinas: Unicamp, 2003.

KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação (UFPel), Pelotas, v. 36, p. 155-174, 2010. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n36/07.pdf Acesso em 12 abril 2014

_____. Literatura Surda. Centro de Comunicação e Expressão. Florianópolis, 2008.

_____. Literatura surda. ETD: Educação Temática Digital. Campinas, v. 7, p. 98-109, 2006. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=6529 acesso 16 maio 2015

KARNOPP, L. B.; SILVEIRA, C. H. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p.93-109, 2014.

LEITE, J. G.; CARDOSO. J. Inclusão Escolar de Surdos: Uma análise de livros de alfabetização. In. Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2009, p.1-13. Disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3 250 1545.pdf. Acesso 16 maio 2015.

MOURÃO, C. H. N. Adaptação e Tradução em Literatura Surda: a produção cultural surda em língua de sinais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul-RS. ANAIS DO IX ANPED SUL 2012. Caxias do Sul/RS: UPPLAY, 2012. p. 1-18.

PERLIN, G. História dos Surdos. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2002.

SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v1. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

SKLIAR, C. (ed.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

SILVEIRA, C. H. Poemas em Libras sobre natal – uma investigação sobre poesia surda. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas RS. Anais 6º SBECE e 3º SIECE Educação, transgressões, narcisimos, 2015, p. 01-16. Disponível em:http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1430071877_ARQUIVO_TextoSBECE2015ATUAL.pdf Acesso 14 de abril 2015

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC. 2008.

SUTTON-SPENCE. R. Analysing sign language poetry. London: Palgrave, 2005.

SUTTON-SPENCE, R.; QUADROS, R. M. de. Poesia em língua de sinais: traços da identidade surda. In: QUADROS, R. M. de. Estudos Surdos I. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2006.

VILHALVA, Shirley. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. Dissertação [Mestrado em Linguística]. 124 f. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Florianópolis, SC, 2009.

_____. Metas para realização do projeto Índio Surdo no Brasil. Revista da FENEIS, v. VII, p. 22 e 23, 2007a.

_____. Quais são as produções acadêmicas sobre índios surdos no Brasil? IV Encontro Regional Sul de História Oral - Culturas, Identidades e Memórias, 2007b. Disponível em http://www.feneis.com.br/page/quantitativo.asp Acesso 17 de abril 2014.
Publicado
2019-06-18