Um Havan e bolsonarismo

uma análise crítica intertextual

Resumen

Este artigo pretende analisar como as relações intertextuais em uma publicidade da rede de lojas Havan são estabelecidas, investigando as possíveis associações entre o bolsonarismo e essa empresa. Para tanto, utilizou-se a categoria intertextualidade, concernente ao significado acional da Análise de Discurso Crítica (ADC), e nos termos de Mozdzenski (2009) para aprofundar a investigação sobre o discurso imagético. Visando aprofundar essa análise, utilizou-se o aparato teórico-metodológico da Gramática do Design Visual, especialmente para acentuar a discussão acerca das condições de produção do discurso, tendo em vista a
ênfase na metafunção representacional dessa teoria por meio da categoria "tipo de estrutura visual", que permite analisar a representação dos atores sociais nas imagens. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, sendo os principais materiais consultados os autores Chouliaraki e Fairclough (1999), Resende e Ramalho (2021), Kress e Van Leeuwen (1999, 2006) e Mozdzenski (2009).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ARRUDA, R. B. L.; ARRUDA, M. R. da S. R.; ARAÚJO, A. D. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MEMES NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA SOCIAL E DA MULTIMODALIDADE DISCURSIVA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 155–171, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17737. Acesso em: 8 fev. 2022.
BORGES, Thaïs Machado. Passando dos limites?: mídia e transgressão-casos brasileiros. Institute of Latin American studies, Stockholm University, 2007.

CERVEIRA, Marília de Carvalho. Intergenericidade em anúncios publicitários: uma abordagem semiolinguística. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6629. Acesso em: 04 set. 2022
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. 2. Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016. 338 p.
FAIRCLOUGH, Norman. (2001). Discurso e mudança social. Trad. (Org.) Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília.

FAIRCLOUGH, Norman et al. Análise do discurso: Análise textual para pesquisa social. Psychology Press, 2003.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Explorations in the functions of language. 1973.
KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. (1996, 2006). Reading Images: The grammar of Visual Design. London; New York: Routledge.

MARCUSCHI, Luiz Antônio et al. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais e ensino, v. 2, p. 19-36, 2002.
MAGALHÃES, Izabel. Introdução: a análise de discurso crítica. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 21, n. SPE, p. 1-9, 2005.

MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, v. 148, 2004. Disponível em: https://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188171156.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

NASCIMENTO, Jefferson F; BRAGA, M. S. S. Brasil nos tempos do Bolsonarismo: populismo e democracia antiliberal. Política. Revista de Ciencia Política, v. 59, p. 79-120, 2021.

NOGUEIRA, Aline Rodrigues. O MACHISMO NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli,), (ISSN 2317-0433), 8, out. 2019. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2022.

PETERMANN, Juliana. Textos Publicitários Multimodais: Revisando a gramática do design visual. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. p. 1-13.

REIS, D. A. Notas para a compreensão do Bolsonarismo. Estudos Ibero-Americanos, v. 46, n. 1, p. e36709, 28 abr. 2020.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. 2. ed., 3reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

RESENDE, Viviane, de M.; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em (Dis) curso, v. 5, n. 1, p. 185, 2004.

SILVA, Antonio Edson Alves da. A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA MIDIÁTICA DO GOLPE DE 2016: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NA REVISTA VEJA. Interfaces, v. 12, n. 1, p. 13-24, 2021. ISSN:2179/0027. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6825. Acesso em: 29 mai. 2022.
SILVA, Denize Elena Garcia da; RAMALHO, Viviane. Discurso, imagem e texto verbal: uma perspectiva crítica da multimodalidade. RALED, [S. 1.], v. 12, n. 1, p. 7-29, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33471. Acesso em: 8 fev. 2022.
Publicado
2025-01-24
Sección
Artigos - Fluxo contínuo