Aula de leitura: da materialidade semiótica do texto a imaginação simbólica

Palavras-chave: : Leitura; Imaginação; Linguagem simbólica.

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa que abordou a semiótica do texto multicultural nas aulas de leitura do Ensino Médio-EJA, cuja compreensão de texto ocorre como produto e materialidade de linguagem multimodal. Esse entendimento acontece no campo da linguagem simbólica, onde a imaginação emerge como fenômeno psíquico essencial ao desenvolvimento contínuo do ser, por meio da leitura. Nesse contexto, frente a problemática de um mundo contemporâneo que valoriza o pensamento objetivo em detrimento ao pensamento subjetivo, imaginativo, o estudo objetiva defender a imaginação como função da mente humana, potencializadora do ato de leitura, para além do verbal, meio de produção da significação simbólica. Assim, dar-se a escolha por textos, linguagens, mediadores da aula de leitura, refletindo a realidade dos sujeitos de uma turma do Ensino Médio-EJA; por acreditar-se que o processo de ensino aprendizagem deve partir de algum ponto de identificação do aprendiz, em busca do lugar desejado. O estudo ancora-se na psicologia analítica e nos estudos antropológicos do imaginário, no cerne de uma Linguística Antropológica (RODRIGUES, 2011). Constatou-se que o mundo subjetivo dos educandos é um caminho fértil para a escolha de linguagens, como mediadoras das aulas de leitura, visto que potencializaram experiências de vida com alta carga valorativa, permitiram a reflexão, aprimoramento e promoção do desenvolvimento individual e de grupo.      

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Biografia do Autor

Laécio Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre pelo Programa Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, linha de pesquisa Linguagem, Cultura e formação docente; Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado da Paraíba e membro do grupo de pesquisa TEOSSENO - Teorias do Sentido: discursos e significações, liderado pelo Professor Dr. Linduarte Pereira Rodrigues (UEPB). 

Linduarte Pereira Rodrigues , Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2011); Professor e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) do Departamento de Letras e Artes (DLA), além do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, e líder do grupo de pesquisas TEOSSENO - Teorias do Sentido: discursos e significações.

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Publicado
2021-12-29