(Des)colonialidade, cultura e produções de identidade(s): a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras

  • Naiara de Paiva Vieira UFOP
Palavras-chave: (Des)colonialidade; Políticas Linguísticas; Identidade.

Resumo

Este artigo é parte de minha pesquisa de mestrado, intitulada: Performatividade, (Des)colonialidade e Políticas Linguísticas: a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras; analisei o discurso de seis professores de espanhol, de áreas diferentes de ensino, buscando analisar os impactos para as identidades de professores de língua espanhola causados pela experiência com a docência. Para a escrita desse artigo, me embasei nos teóricos Bauman e Hall (2005) e suas visões pós-modernas de identidade e cultura; busquei na teoria de Bhabha (1998), Fanon (1968) e Hall (2003), o conceito de pós-colonial e a noção de descolonialidade; também trouxe a teoria de Mignolo (2006, 2008) e Walsh (2006), sobre a importância da interculturalidade no ensino-aprendizagem de línguas. Busquei contribuir com o rompimento de pensamentos sociais hegemônicos que consideram a variação espanhola europeia como a mais “digna” de ser ensinada.

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Referências

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Publicado
2021-12-29