O texto multimodal como recurso inicial do português escrito pela criança surda embasado pelo Letramento visual
Resumo
O artigo propõe apresentar reflexões sobre um específico evento coletado em uma pesquisa de mestrado realizada em 2022 e 2023. O objetivo foi investigar o uso de recursos imagéticos como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa escrita como L2, para crianças surdas, do 4 o e 5 o anos do ensino fundamental I, inseridas em escolas públicas regulares de duas cidades mineiras, localizadas na Região dos Inconfidentes. Enfatiza-se que, durante todo o processo de investigação, foi utilizada a Libras como base comunicativa, o que estreitou uma relação direta da pesquisadora com os participantes. As atividades propostas foram embasadas pelo Letramento Visual (Skliar, 1998; Santaela, 2012; 2014; Lebedeff, 2019; Quadros, 1998; R. Silva, 2021, dentre outros), com o intuito de investigar se e como as imagens “astuciosas” influenciavam no processo da escrita. Ao término, pudemos constatar que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto multimodal, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.
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Referências
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