Material didático em práticas de letramento visual para surdos

do que estamos falando?

Palavras-chave: Materiais bilíngues, Letramento Visual, Prática Pedagógica, Educação de Surdos

Resumo

Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, onde são definidas novas percepções a respeito de materiais didáticos para surdos, pautados na compreensão do Letramento Visual como condutor da experiência significativa para os educandos surdos. Para tal, tomamos por aporte teórico inicial a concepção de Alfabetização e Letramento em Soares (2004, 2009), bem como o Letramento Visual em Lebedeff (2010) e Visualidade em Campello (2008). Com a intenção de traçar um perfil característico para materiais didáticos destinados a estudantes surdos, foram apresentados alguns materiais/atividades elaborados para esse público e elaboradas categorias de diferenciação bem como elementos que podem facilitar a construção de outros novos materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de atenção a observância da natureza linguística e cultural dos surdos para elaborar materiais didáticos e desenvolver práticas pedagógicas visuais e bilíngues mais adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Bruna Viana da Cruz. Letramento Visual e Ludicidade a partir de um Jogo de Trilha Gigante para o Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia. Curso de Mestrado Profissional Em Diversidade e Inclusão. Niterói, RJ, 2020.

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.

BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, 2008.

FERNANDES, Sueli. Língua Brasileira de Sinais – Libras. 1.ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2018.

KRUSSER, Renata. Design para uma didática visual na tradução Português/Libras. In: BÄR, Eliana; MASUTTI, Mara Lúcia. (Orgs.) Educação Bilíngue (Libras/Português): 1pesquisa e fazer educativo. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2015, p. 93-108.

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação. Pelotas [36]: 175 - 195, maio/agosto, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.

PRADO, Rosana. Pensando em Libras e escrevendo em Português: Como assim? In: SÁ, Tatiane Militão de. FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes (Org.) Professores de Libras: Encontros II. Estudos de Língua Brasileira de Sinais para o nível superior. Jundiaí. SP. Paco Editorial, 2019.

PRADO, Rosana; ANTONIO, Luiz Cláudio de Oliveira. Materiais didáticos para Surdos: Entre os Remendos das Adaptações e a Potencialidade das Criações. In: FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; CASTRO JUNIOR, Gláucio de (Org.). Formação de professores e intérpretes educacionais para produção de materiais bilíngues. 1ed. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2023, p. 183-205.

SANTAELLA, Lúcia. A semiótica filosófica de C. S. Peirce. Hypnós, São Paulo, v. 5, p. 301-307, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25 jan/abr. p.5-17. 2004

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009

ROCHA, Solange Maria da. Instituto Nacional de Educação de Surdos: uma iconografia dos seus 160 Anos. Rio de Janeiro: MEC/INES, 2018.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

STROBEL, Karin. A história da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf.

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 1995.

Publicado
2025-01-24