Concepções docentes

uma reflexão quanto às metodologias ativas no ensino da língua portuguesa

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa, Metodologias ativas, Sequência virtual de formação de professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar concepções de professores-cursistas – em formação inicial e continuada – sobre metodologias ativas. A partir de estudos teóricos sobre metodologias ativas e novos multiletramentos, foi elaborada e desenvolvida uma sequência virtual de formação docente, tendo como foco o ensino da leitura e produção de textos por meio de metodologias ativas. As implementações foram realizadas a distância e o contexto da intervenção didática foi o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP e o Google Meet. Os participantes foram voluntários, docentes e graduandos de Língua Portuguesa. Para atingir o objetivo deste estudo, trazemos a análise das respostas dos cursistas a um questionário diagnóstico aplicado na modalidade virtual assíncrona, no início do segundo curso. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação. A metodologia de análise é instrumentalizada pelas categorias de Bulea (2010) de Segmentos de Orientação temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT). Os resultados mostram que os professores-cursistas, na sua maioria, já possuíam uma boa base conceitual sobre metodologias ativas.

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Publicado
2025-01-24
Seção
Artigos - Fluxo contínuo