Teoria econômica do poder de compra da moeda e a ameaça da inflação
estudo aplicado ao desconto intertemporal de utilidade da geração brasileira das décadas de 1980/90
Resumen
O artigo irá mostrar que os altos níveis de inflação das décadas de 1980 e 1990 podem ser considerados como um desconto intertemporal de utilidade resultado das decisões do modelo desenvolvimentista instável implementado décadas antes, de modo que houve uma troca do futuro pelo presente, onde as gerações futuras (1980/90) tiveram de arcar com o ônus oriundo das forças desequilibradas geradas ao longo do tempo e que, entre outros, se objetivaram na inflação e em suas formas especiais - como estagflação e inflação inercial. Ou seja: as políticas adotadas décadas antes resultaram em um desconto intergeracional de bem-estar em prejuízo das gerações futuras. Inicialmente será apresentado a teoria do poder de compra da moeda e a questão da inflação, logo após haverá uma aplicação a experiência inflacionária Brasileira do período acima mencionado.
Derechos de autor 2024 Daniel Magalhães Bezerra

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Autorizo a revista (entre)linhas a realizar a primeira publicação da versão revisada do meu artigo, que será distribuído sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo sua circulação desde que sejam devidamente reconhecidas a autoria e a primeira publicação neste periódico.
Declaro, ainda, que o manuscrito não está em avaliação por outra revista nem foi publicado integralmente em qualquer outro periódico, responsabilizando-me plenamente por sua originalidade e por eventuais questionamentos de terceiros quanto à autoria.





1.png)
