Políticas Editoriais

Política de Direitos Autorais

Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados pela (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP e cedem ao periódico o direito de publicação do texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados. A revista não se responsabiliza pelos dados, conceitos e opiniões veiculadas.

 

Política de Autoria

A (entre)linhas aceitará trabalhos acadêmicos (artigos, resenhas e entrevistas) de autores graduandos, graduados, mestres e doutores, em história e/ou outras áreas afins. Serão aceitos artigos com um máximo de três co-autores, devendo ser indicada a ordem dos nomes no ato da submissão, a partir do seguinte critério: primeiro os nomes com maior contribuição no trabalho submetido ou, no caso de contribuição equitativa, seguindo ordem alfabética. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de um(a) ou mais autores(as) após a decisão quanto a publicação do manuscrito ter sido encaminhada à pessoa responsável pela publicação. Casos omissos serão deliberados singularmente pela Comissão Editorial.

 

Política de Licenciamento

O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.

 

Política de Privacidade

 Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Somente os emails dos autores e co-autores constarão no artigo publicado.

 

Política de Acesso Aberto e Cobrança de Taxas

A (entre)linhas - Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP é um periódico científico de acesso aberto. Isto significa que todo o seu conteúdo é acessível gratuitamente (não cobra taxa de submissão, processamento e publicação - também nomeadas como APC,  article processing charge) para todos os leitores e suas instituições. Aos leitores é permitido ler, realizar o download, copiar, distribuir, imprimir, realizar buscas e criar links aos textos completos dos artigos publicados, no limite da lei e da licença de distribuição declarada nos artigos e/ou pela revista.

 

Política de Periodicidade e de Publicação

A (entre)linhas é publicada em fluxo contínuo. Uma vez por ano, será aberto um volume (v. X) a ser alimentado com artigos que cumprirem todas as etapas necessárias para a publicação. O volume será aberto a partir da publicação do primeiro artigo que tiver cumprido as etapas de avaliação e editoração, não importando o mês do ano vigente. Quando do lançamento do volume, a Revista publicará o Expediente, que conterá os nomes dos editores (comissão científica, conselho editorial e conselho consultivo) e demais informações que se julgarem necessárias. Uma nominata dos pareceristas ad hoc que contribuíram com as avaliações completas dos artigos publicados em cada volume será divulgada quando do encerramento do volume, mas preferencialmente em Março (do ano seguinte ao do volume em que tais pareceristas atuaram).

A Revista se reserva o direito de não publicar mais de 14 (quatorze) artigos por volume, caso a Comissão Editorial assim decida. Desse modo, as submissões recebidas em um ano podem ser publicadas no volume do ano seguinte, ainda na modalidade fluxo contínuo, ou seja, tão logo os artigos tiverem cumprido todas as etapas para publicação.

O prazo para publicação é de, em média, 6 meses (desde a submissão até o depósito no site oficial).

A Revista poderá, eventualmente, lançar chamadas para organização de dossiês temáticos, ou lançar propostas já tematizadas. A abertura de dossiês temáticos não inibe a publicação do volume anual, o qual será aberto todos os anos, impreterivelmente. As edições temáticas também obedecerão à modalidade fluxo contínuo, sendo abertas a partir da publicação do primeiro artigo do dossiê, o qual terá cumprido todas as etapas necessárias para a publicação. As edições temáticas poderão ser encerradas a critério dos seus organizadores, ou da comissão científica, desde que já tenham sido publicados 5 (cinco) artigos no dossiê. Os autores que submeterem artigos aos dossiês temáticos devem ter ciência de que o prazo para publicação não obedecerá o prazo estipulado para o volume anual, uma vez que a especificidade do tema obstrui a lista de avaliadores possíveis, os quais podem ser, eventualmente, os próprios organizadores da edição temática. Portanto, o prazo para publicação dos artigos nas edições temáticas pode ser superior ou inferior a 6 meses (desde a submissão até o depósito no site oficial).

As pessoas responsáveis pelos manuscritos devem respeitar o interstício mínimo de 1 (um) ano até a próxima submissão, caso a submissão tenha sido publicada. Nos casos em que o manuscrito submetido tenha sido rejeitado, recomenda-se que o(a) autor(a) aguarde 6 (seis) meses até a próxima submissão.

Os(As) autores(as) que tiverem seus manuscritos aprovados e publicados serão automaticamente adicionados à lista de avaliadores ad hoc da Revista, podendo ser contactados para eventuais avaliações a partir de então.

 

Política de Verificação de Similaridade

O periódico (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP realiza, através de software específico, a verificação de similaridade dos manuscritos submetidos. Esta política insere-se no âmbito de menções adequadas aos trabalhos de terceiros e do combate às práticas de plágio (e de ‘autoplágio’ ou reuso de textos sem a devida citação). Este procedimento, que ocorre ao longo do processo editorial, visa garantir que todas as apropriações de textos de terceiros e/ou textos dos próprios autores que já se tornaram públicos estejam corretamente marcadas na versão a ser publicada, tal qual espera-se nos produtos acadêmicos.

Caso mostre-se necessário, serão solicitadas explicações adicionais aos autores, referentes aos resultados dos relatórios de similaridade. Nestas situações serão adotados os seguintes procedimentos: 

  • Solicitar explicações adicionais, junto a todos os autores que assinam o manuscrito, referente a problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito;
  • Havendo o esclarecimento das dúvidas, o manuscrito seguirá no processo da avaliação ou processamento editorial;
  • Caso as dúvidas não sejam sanada adequadamente, a avaliação ou processamento editorial serão suspensos e caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os editores-executivos, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito; 
  • Será garantido, em todas as etapas, a ampla manifestação por parte dos autores do texto. 

Em caso de dúvidas por parte dos autores, recomendamos a consulta aos seguintes materiais:

 

Diretrizes de Conflito de Interesse

A Revista pede que os(as) autores(as) informem possíveis conflitos de interesse no momento da submissão do manuscrito. As submissões às edições temáticas (dossiês) devem, obrigatoriamente, indicar essa informação. Em caso de haver familiaridade sanguínea ou colateral, litígio público, amizade íntima ou  inimizade notória, relação de orientação ou co-orientação, concluída ou vigente, entre o autor(a) do manuscrito e o organizador(a) da edição temática, ou em relação a algum membro da comissão científica, deve-se informar no campo “Comentários para o editor” no momento da submissão.

 

Comitê de Ética

Sempre que a pesquisa envolver seres humanos (direta ou indiretamente) os autores do manuscrito deverão, OBRIGATORIAMENTE, informar à equipe editorial quanto à submissão e a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa - informando o respectivo número de aprovação, que será publicado juntamente com o texto da pesquisa. No caso brasileiro, os autores deverão seguir as diretrizes dos documentos Resolução 466 de 2012, Resolução 510 de 2016 e demais orientações do CONEP, a depender da natureza da pesquisa. Os autores estrangeiros deverão seguir as orientações dos comitês de ética do país de sua instituição e/ou de sua instituição e informar isto às equipes editoriais.

O não atendimento a esta exigência  e/ou no fornecimento de informações adicionais, que possam ser solicitadas pela equipe editorial, acarretará na rejeição do manuscrito.

 

Política de Avaliação dos Manuscritos

O periódico (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP realiza a avaliação dos manuscritos através da modalidade duplo-cega (double blind), ou seja, as pessoas que avaliam os textos não têm acesso ao nome e informações pessoais das pessoas que realizaram a submissão.

O tempo de duração médio do processo, desde a submissão até aprovação ou rejeição do manuscrito, é de 6 meses.

Antes de se iniciar o processo de avaliação, será verificado se o manuscrito cumpre as Condições para Submissão definidas pelo periódico. Caso não cumpra, a submissão será rejeitada. Em seguida, será verificado se o manuscrito está alinhado com o Foco e Escopo temático do periódico; caso não esteja, será rejeitado.

Para cada manuscrito recebido serão designados pelo menos 2 avaliadores ad hoc. Cada avaliador convidado elaborará um parecer sobre o manuscrito, cuja fundamentação subsidiará a decisão dos editores. Os pareceristas devem preencher um formulário previamente definido pela Revista, o qual tem a função de auxiliar o parecerista a realizar a avaliação do manuscrito e a tomar sua decisão sobre a submissão. A (entre)linhas recomenda fortemente aos seus pareceristas que realizem avaliações propositivas e instrutivas, visando o aprimoramento do texto, tanto quanto for possível, a partir da comunicação positiva de suas recomendações. Não serão repassados às pessoas responsáveis pelo manuscrito os pareceres que forem considerados mal fundamentados, cujo teor seja deliberadamente desestimulante; nesses casos, o parecer será desconsiderado, o parecerista será preterido na lista de avaliadores, e outro avaliador será designado para completar o processo de avaliação do manuscrito.

Caso haja atraso significativo no envio das avaliações pelos pareceristas designados, o editor assistente responsável pela submissão poderá dar continuidade ao processo editorial com base em apenas um parecer, se o considerar suficientemente detalhado e propositivo.

Caso todos os avaliadores aprovem a submissão (condicionada ou não a alterações), o manuscrito será aprovado. Caso todos os avaliadores reprovem a submissão, as justificativas serão analisadas pelo editor assistente responsável pelo manuscrito e, se fundamentada a rejeição, a decisão será comunicada à pessoa responsável pelo manuscrito, e a submissão será arquivada. Caso haja discordância entre os avaliadores (uma aprovação, e uma rejeição), o editor assistente designará novo parecerista para avaliar a submissão.

As decisões possíveis acerca dos manuscritos são: rejeição, solicitação de alterações substanciais, solicitação de alterações pontuais e aprovação sem alterações (enfatiza-se que este último tipo de resultado é pouco comum).

Ao encaminhar o resultado aos autores, nos casos de solicitação de alterações, será informado o prazo máximo para que as modificações sejam realizadas (em média, 30 dias). A depender das modificações solicitadas, o manuscrito poderá ser submetido a uma nova rodada de avaliação. O editor assistente responsável pelo manuscrito poderá definir quantas rodadas de avaliação considerar necessárias para o aprimoramento do texto.

Caberá, exclusivamente, à Comissão Editorial a deliberação sobre casos omissos no que tange à publicação dos manuscritos.

 

Política de Autoarquivamento

O periódico não só autoriza como incentiva os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais que depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento) e nos limites legais de nossa política de licenciamento.

 

Código de Ética

Não serão permitidos atos de assédio moral ou sexual, misoginia, racismo, injúria racial, LGBTfobia, além de histórico de fraude em cotas raciais nesta ou em outras instituições. Qualquer integrante, tanto do conselho editorial executivo como do consultivo, estará sujeito a expulsão mediante tais atos. Para comprovação basta boletim de ocorrência e/ou depoimento da vítima. Não serão consideradas as inscrições de discentes para o conselho editorial que tenham envolvimento nesses crimes.