Sobre a Revista

Foco e Escopo

Política de Avaliação dos Manuscritos

O periódico (entre)linhas: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFOP realiza a avaliação dos manuscritos através da modalidade duplo-cega (double blind), ou seja, as pessoas que avaliam os textos não têm acesso ao nome e informações pessoais das pessoas que realizaram a submissão.

O tempo de duração médio do processo, desde a submissão até aprovação ou rejeição do manuscrito, é de 6 meses.

Antes de se iniciar o processo de avaliação, será verificado se o manuscrito cumpre as Condições para Submissão definidas pelo periódico. Caso não cumpra, a submissão será rejeitada. Em seguida, será verificado se o manuscrito está alinhado com o Foco e Escopo temático do periódico; caso não esteja, será rejeitado.

Para cada manuscrito recebido serão designados pelo menos 2 avaliadores ad hoc. Cada avaliador convidado elaborará um parecer sobre o manuscrito, cuja fundamentação subsidiará a decisão dos editores. Os pareceristas devem preencher um formulário previamente definido pela Revista, o qual tem a função de auxiliar o parecerista a realizar a avaliação do manuscrito e a tomar sua decisão sobre a submissão. A (entre)linhas recomenda fortemente aos seus pareceristas que realizem avaliações propositivas e instrutivas, visando o aprimoramento do texto, tanto quanto for possível, a partir da comunicação positiva de suas recomendações. Não serão repassados às pessoas responsáveis pelo manuscrito os pareceres que forem considerados mal fundamentados, cujo teor seja deliberadamente desestimulante; nesses casos, o parecer será desconsiderado, o parecerista será preterido na lista de avaliadores, e outro avaliador será designado para completar o processo de avaliação do manuscrito.

Caso haja atraso significativo no envio das avaliações pelos pareceristas designados, o editor assistente responsável pela submissão poderá dar continuidade ao processo editorial com base em apenas um parecer, se o considerar suficientemente detalhado e propositivo.

Caso todos os avaliadores aprovem a submissão (condicionada ou não a alterações), o manuscrito será aprovado. Caso todos os avaliadores reprovem a submissão, as justificativas serão analisadas pelo editor assistente responsável pelo manuscrito e, se fundamentada a rejeição, a decisão será comunicada à pessoa responsável pelo manuscrito, e a submissão será arquivada. Caso haja discordância entre os avaliadores (uma aprovação, e uma rejeição), o editor assistente designará novo parecerista para avaliar a submissão.

As decisões possíveis acerca dos manuscritos são: rejeição, solicitação de alterações substanciais, solicitação de alterações pontuais e aprovação sem alterações (enfatiza-se que este último tipo de resultado é pouco comum).

Ao encaminhar o resultado aos autores, nos casos de solicitação de alterações, será informado o prazo máximo para que as modificações sejam realizadas (em média, 30 dias). A depender das modificações solicitadas, o manuscrito poderá ser submetido a uma nova rodada de avaliação. O editor assistente responsável pelo manuscrito poderá definir quantas rodadas de avaliação considerar necessárias para o aprimoramento do texto.

Caberá, exclusivamente, à Comissão Editorial a deliberação sobre casos omissos no que tange à publicação dos manuscritos.

Periodicidade

A (entre)linhas é publicada anualmente na modalidade fluxo contínuo.

Condições de Uso e Reutilização dos Conteúdos

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Ficha Catalográfica