Niilismo ético e justiça em Lima Vaz

  • Rondnelly Nunes de Assis Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Este artigo aborda a questão do niilismo e como ela desemboca na noção de justiça de Lima Vaz; é sabido que, a partir da mudança de paradigmas ocorrida na modernidade, há um esvaziamento de sentido que o autor chama de niilismo metafísico, que designa a ausência de um referencial transcendente que guie a reflexão e o agir ético, implicando numa progressiva tecnicização e adoção do modelo técnico-científico nesse período histórico. Essa passagem tem consequências consideráveis do ponto de vista filosófico, que serão abordadas no decorrer deste texto, e permite uma introdução ao pensamento ético de Vaz à medida em que esse esvaziamento propicia espaço para que ele desenvolva sua própria ética, na contramão do anteriormente adotado na modernidade, trazendo de volta o referencial transcendente à reflexão ética e metafísica.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

OLIVEIRA, C. M. R. Ética e metafísica. Argumentos, v. 8, n. 15. Fortaleza, jan./jun. 2016, p. 45-58.

OLIVEIRA, C. M. R.; CARDOSO, D. Ação ética intersubjetiva na ética filosófica de Lima Vaz. Síntese, v. 35, n. 113, 2008, p. 405-422.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia V. São Paulo: Loyola, 2000
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia IV. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2009.

VITORIANO, Elton. A categoria de justiça: momento fundamental de realização da Comunidade Humana como Comunidade Ética Segundo Lima Vaz. Argumentos, ano 3, n. 6, 2011, p. 70-78.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
Assis, R. N. de. (2020). Niilismo ético e justiça em Lima Vaz. Fundamento, (14), 33-40. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/2451
Seção
Artigos