A leitura na escola: uma interface entre as contribuições de Bakhtin e a consciência textual na formação do leitor

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabrielle Perotto de Souza da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Consciência Textual, Ensino, Leitor Responsivo, Relações Dialógicas.

Resumo

RESUMO

O estudo das contribuições teóricas do filósofo Mikhail Bakhtin, da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Linguística, a Educação, a Psicologia Cognitiva, entre outras. O ato de ler, a partir das concepções do leitor e do horizonte social, baseia-se em ter uma atitude responsiva ativa. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual tem se tornado também um profícuo campo de estudo. Assim, dada a relativa escassez de estudos cujo enfoque é a aplicabilidade para o ensino na formação do leitor através da interface entre os estudos bakhtinianos e a consciência textual, elaborou-se uma atividade de compreensão leitora, utilizando-se a crônica como texto. Desse modo, o objetivo deste estudo é a apresentação e a análise de atividades, destinadas a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, para contribuir com uma ferramenta para os professores.

 

PALAVRAS-CHAVE: Consciência Textual; Ensino; Leitor Responsivo; Relações Dialógicas.

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Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Patricia de Andrade Neves, andradeneves.patricia@gmail.com

Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 

Doutoranda em Linguística/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, gabiperotto@gmail.com

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Publicado
2019-06-18