A cultura surda na extensão universitária - montagem de curso para professores e licenciandos

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Mariana Schwantes Marinho Rainford

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar as etapas de elaboração de um curso de extensão e seus possíveis benefícios para graduandos e profissionais da área de educação que lidam com alunos surdos. O curso foi ministrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo principal a instrumentalização de professores, de forma a muni-los com informações pertinentes aos aspectos linguísticos e culturais da comunidade surda, buscando refletir sobre como a experiência visual associada a elementos que reafirmem a identidade surda, podem auxiliar, em especial, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua.


Palavras-chave


Cultura surda; Literatura surda; Língua de sinais; Ações extensionistas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Caletroscópio - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto

ISSN (on-line): 2318-4574 

Qualis CAPES: A4 (2017-2018)

Qualis CAPES: B2 (2013-2016)


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional