Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Pró-Professor é uma publicação que visa a aproximação da academia com a sala de aula, enquanto uma publicação que prioriza a produção que está diretamente ligada ao espaço educacional e seus atores. Nesse sentido, tem como principais objetivos:

  • publicar, resguardando as exigências de cientificidade metodológica e formal, artigos produzidos por e para os professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio;
  • incentivar a produção do professor reflexivo e pesquisador;
  • estimular o letramento acadêmico de professores que atuam diretamente em sala de aula no ensino infantil, fundamental e médio;
  • constituir-se como um fórum de exposição das diferentes realidades dentro da imensa diversidade cultural em que se dá a educação no país.

Para realizar esses propósitos a Pró-Professor publica produções científicas (artigos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas, traduções) relacionadas à prática docente.

Processo de Avaliação pelos Pares

As produções submetidas à Pró-Professor pelos autores serão avaliadas por dois pareceristas designados pela Comissão Editorial. No processo de avaliação que indicará as produções a serem publicadas serão analisados os seguintes aspectos:

  • pertinência ao escopo da revista;
  • adequação às normas editoriais da Pró-Professor;
  • relevância da produção para o público-alvo;
  • originalidade;
  • atendimento às exigências de cientificidade metodológica e formal.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Esta iniciativa nasceu de um grupo de docentes do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP que lida diretamente com a formação de professores em três cursos graduação em licenciatura e dois de pós-graduação latu-senso também voltados para a área de educação.

Esses professores estão envolvidos há pelo menos três anos com a educação superior mediada por tecnologias que, no CEAD/UFOP vem sendo financiada pela Universidade Aberta do Brasil – UAB que se vincula ao MEC num esforço nacional de formação de professores. Trabalhando nesta modalidade têm a oportunidade de lidar com alunos de diferentes regiões em pelo menos três estados do Brasil.