Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Pró-professor publica, principalmente, trabalhos de documentação narrativa de experiências pedagógicas em seus diversos gêneros possíveis, e também artigos, entrevistas, resenhas, relatos e artigos de pesquisa e de fundamentação teórica sobre o tema das narrativas pedagógicas. Nos números temáticos, trabalhos destes diversos gêneros de literatura científica, ligados aos temas específicos em questão, também serão aceitos. A Revista está voltada para os professores atuantes na Educação infantil, no Ensino fundamental e médio, e na Educação de Jovens e Adultos, sendo que estes educadores, além de público-alvo, serão também, os seus autores principais.

Taxas

A Pró-professor não cobra taxas (APC). Não são cobradas taxas de submissão, processamento, publicação ou leitura.

Periodicidade

A partir de 2023, contínua.

Processo de Avaliação

Contando com diversos formatos de publicação, a PROPROF também prevê diferentes formas de avaliação, a saber:

Etapa 1: o artigo é recebido e apresentado à mesa da Comissão Editorial (CE) que verifica:

  • pertinência ao escopo da revista;
  • adequação às normas editoriais da Pró-Professor;
  • relevância da produção para o público-alvo;
  • originalidade;
  • atendimento às exigências de cientificidade metodológica e formal;
  • formatação de acordo com o modelo fornecido pela PROPROF e normas da ABNT.

Nos casos de adequação do trabalho a estes critérios, a CE designa um editor para acompanhar seu processo da avaliação à publicação.

Etapa 2:

Estão previstos três tipos de entrada de trabalhos e o processo de avaliação de cada uma é explicada a seguir.

a) Narrativas pedagógicas produzidas no âmbito do Programa de extensão UFOP com a Escola

Nesta modalidade de publicação, encaixam-se as narrativas pedagógicas - de diversos gêneros literários -  produzidas no âmbito do Programa UFOP com a Escola. Qualquer membro da mesa permanente de formação de professores deste Programa de extensão, pode encaminhar, com a autorização dos autores, trabalhos desta modalidade para a avaliação da Comissão Editorial da PROPROF. 

Quando aprovados, cada trabalho tem seu editor desginado que se responsabiliza por proceder a avaliação em duplo cego dos mesmos. Os pareceristas designados devem, necessariamente, ser cadastrados na Revista PróProfessor.

b) Trabalhos submetidos diretamente à PROPROF

Podem ser aceitos trabalhos de documentação narrativa em diferentes gêneros literários, artigos, entrevistas, resenhas, relatos de pesquisa ou de experiências, artigos de fundamentação teórica sobre os temas do periódico ou de um número temático específico, que forem submetidos diretamente pelos próprios autores ao sistema eletrônico de publicação. Podem ser aceitas produções de professores da educação básica ou de acadêmicos do ensino superior interessados em discutir com o público alvo da PROPROF.

c) Artigos sob demanda

A PROPROF poderá requerer textos de fundamentação teórica de profissionais acadêmicos de notório saber sobre temas específicos. Neste caso, a comissão editorial atuará como avaliadora dos trabalhos, que irão diretamente para edição quando forem considerados finalidados.

 

Na avaliação em duplo cego, o editor designado para acompanhar o processo de avaliação encaminha o trabalho anônimo quanto à autoria, a dois pareceristas. No caso de haver discordância entre eles, o editor definirá os procedimentos seguintes, se a busca do consenso entre os dois ou a avaliação de um terceiro parecerista. Por último, não havendo concordância, o editor responsável deve deliberar sobre a questão.

O resultado dos processos de avaliação podem resultar em aprovação, reprovação ou aprovação condicionada a alterações solicitadas aos autores.

Política de Acesso Aberto

A revista segue uma política de acesso aberto.

Histórico do periódico

Esta iniciativa nasceu em 2011 de um grupo de docentes do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE/CEAD/UFOP) que lida diretamente com a formação de professores em três cursos graduação em licenciatura e dois de pós-graduação lato sensu também voltados para a área de educação. Esses professores vislumbraram a oportunidade de estabelecer conexões entre  a academia e os educadores em formação nos cursos de licenciatura do CEAD, e identificaram a necessidade de que a academia também possa ler produções destes professores da educação básica. Os trabalhos de conclusão de curso de quase 600 alunos formandos em Pedagogia foram os grandes motivadores da iniciativa. Tratavam-se de produções de egressos em Pedagogia, muitos deles já professores, de diferentes regiões de três estados do Brasil. Naquela ocasião, estes TCC foram minuciosamente examinados e os selecionados foram convidados, juntamente com seus orientadores, a comporem o primeiro número da Revista Pró-Professor.

Passados 10 anos sem que fosse possível levar o projeto da Revista adiante e, a partir do encontro dos professores envolvidos no início deste projeto com pessoas ligadas ao Programa de formação continuada de educadores do UFOP com a Escola, um novo desenho e novos propósitos deram novo fôlego ao Projeto. Mediante muitas discussões sobre questões filosóficas e também operacionais, a nova PROPROF abandona a rigidez de só publicar artigos científicos tradicionais e ressurge com o propósito de "ouvir" os educadores em suas narrativas mais genuínas, em novos gêneros textuais. Além das definições que trouxeram maior abertura nas normas editoriais, o Projeto reaparece "sob o guarda=chuva" de um grande Programa de extensão universitária que atua na região dos inconfidentes: o Programa UFOP com a Escola. A PROPROF é o produto final de um processo editorial que corre em paralelo a ações de formação continuada de professores daquele programa. Este processo editorial é registrado em um Projeto de extensão desenvolvido com a chancela da Pró Reitoria de Extensão da UFOP, o "Narrativas pedagógicas de educadores da região dos inconfidentes".

Espera-se que a evolução da revista possa, em suas novas configurações, torná-la numa ferramenta em que o Professor da Educação Básica se reconheça, assim como os acadêmicos envolvidos com suas formações.