Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Pró-Professor é uma publicação que visa a aproximação da academia com a sala de aula, enquanto uma publicação que prioriza a produção que está diretamente ligada ao espaço educacional e seus atores. Nesse sentido, tem como principais objetivos:
- publicar, resguardando as exigências de cientificidade metodológica e formal, artigos produzidos por e para os professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio;
- incentivar a produção do professor reflexivo e pesquisador;
- estimular o letramento acadêmico de professores que atuam diretamente em sala de aula no ensino infantil, fundamental e médio;
- constituir-se como um fórum de exposição das diferentes realidades dentro da imensa diversidade cultural em que se dá a educação no país.
Para realizar esses propósitos a Pró-Professor publica produções científicas (artigos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas, traduções) relacionadas à prática docente.
Processo de Avaliação pelos Pares
As produções submetidas à Pró-Professor pelos autores serão avaliadas por dois pareceristas designados pela Comissão Editorial. No processo de avaliação que indicará as produções a serem publicadas serão analisados os seguintes aspectos:
- pertinência ao escopo da revista;
- adequação às normas editoriais da Pró-Professor;
- relevância da produção para o público-alvo;
- originalidade;
- atendimento às exigências de cientificidade metodológica e formal.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
Esta iniciativa nasceu de um grupo de docentes do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP que lida diretamente com a formação de professores em três cursos graduação em licenciatura e dois de pós-graduação latu-senso também voltados para a área de educação.
Esses professores estão envolvidos há pelo menos três anos com a educação superior mediada por tecnologias que, no CEAD/UFOP vem sendo financiada pela Universidade Aberta do Brasil – UAB que se vincula ao MEC num esforço nacional de formação de professores. Trabalhando nesta modalidade têm a oportunidade de lidar com alunos de diferentes regiões em pelo menos três estados do Brasil.