Notícias

  • Novo artigo publicado.

    2013-03-06
    Caros colegas,

    Como vão?

    Divulgamos a publicação de mais um artigo na Revista Pró-Professor.

    Experiências lúdicas na escola: superando as dificuldades de aprendizagem no currículo de alfabetização Andréa Vieira Martins Dórea, Frederico Assis Cardoso Resumo Este texto, na forma de um relato de experiência de um estudo de caso, apresenta os resultados de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola de periferia da rede municipal de ensino de Salvador/BA. O objetivo inicial foi contribuir para a promoção da alfabetização dos/as alunos/as com dificuldades escolares. Fazendo uso de uma metodologia qualitativa que privilegiou a observação e o registro das atividades desenvolvidas na escola entre os meses de agosto e novembro de 2010, o trabalho argumenta que o uso de atividades lúdicas no currículo de alfabetização pode favorecer a superação das dificuldades escolares. Palavras-chave alfabetização; brincadeira; atividades lúdicas

    http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/proprof/article/view/19

    Abraços a todos.
    Prof. André Duarte
    Centro de Educação Aberta e a Distância
    Universidade Federal de Ouro Preto Saiba mais sobre Novo artigo publicado.
  • Novo artigo publicado na Revista Pró-Professor

    2012-12-03
    Caros amigos, é com prazer que anunciamos a publicação do 5º artigo do primeiro número da Revista Pró-Professor.Um abraço.Os EditoresRevista Pró-ProfessorGênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escritaMagda Pantuza, Érica Alessandra Fernandes Aniceto
    Resumo

    O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos gêneros textuais, especificamente a poesia, para o Ensino da Língua Portuguesa, tendo como base o projeto de intervenção “Poesia: ler também é arte”, realizado no segundo semestre de 2010 em uma turma de alunos do 5° ano do ciclo de alfabetização, na Escola Estadual Louis Ensch, na cidade de João Monlevade, MG. A poesia, como instrumento pedagógico, se bem utilizada nas salas de aula, pode contribuir para os processos de construção do conhecimento, garantindo aos indivíduos, habilidades de lidarem com a leitura e escrita no seu cotidiano em seus mais diversos usos, importantes para a prática social e cidadã dos sujeitos.

    Saiba mais sobre Novo artigo publicado na Revista Pró-Professor
  • 4º artigo publicado!

    2012-11-21

    Caros amigos e leitores,


    É com prazer que anunciamos a publicação do 4º artigo deste primeiro número da Revista Pró-Professor.


    As informações sobre o artigo seguem abaixo.
    Esperamos que vocês gostem e que lhes seja útil.
    Vejam todos os artigos publicados em:

    http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/proprof/issue/current

    Gêneros textuais: as várias maneiras de se comunicar

    Autoras: Maria da Glória Fonseca do Carmo, Érica Alessandra Fernandes Aniceto

    Resumo
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de construção do conhecimento sobre gêneros textuais, de acordo com um projeto  do  Estágio Supervisionado  do curso de Pedagogia,  do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com alunos do 5.º ano da Escola Estadual Louis Ensch, de João Monlevade.(MG). A metodologia utilizada baseia-se em trabalho direcionado pelo livro Felpo Filva, de Eva Furnari. Com ênfase em diversos gêneros textuais, em que se inseriu a discussão da construção de cartas, biografias, autobiografias, cartões postais, sinopses, bulas, manuais e receitas, combinados a teorias referentes aos gêneros que circulam na sociedade, os resultados foram analisados com o uso de diários de intervenção pedagógica,  em consonância com bases teóricas referentes ao assunto. O resultado da aplicação é  animador, pois os alunos, após produzirem alguns textos, sentiram-se motivados a escrever espontaneamente outros, considerando, de forma mais crítica, os principais aspectos que devem ser considerados durante a produção escrita.

    PALAVRAS-CHAVE: Construção do Conhecimento; Texto; Gêneros Textuais.

    Saiba mais sobre 4º artigo publicado!
  • Novo artigo publicado!

    2012-11-08

    Caros leitores,

    É com orgulho e satisfação que informamos a publicação de mais um artigo neste número da revista Pró-Professor.

    Marilza Merenciana Dias, Cristiene Adriana da Silva Carvalho compartilham com vocês o artigo "A importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil"

    Saiba mais sobre Novo artigo publicado!
  • De novo no ar!

    2012-11-05

    Caros leitores, neste fim de semana vivenciamos um pequeno problema com o desligamento do servidor que hospeda a Pró-Professor na UFOP. Com a restrição de acesso às unidades em função do ENEM somente foi possível restabelecer a normalidade hoje, segunda-feira, 5 de novembro de 2012.

    Continuem atentos à Pró-Professor, pois novos artigos estão saindo do forno.

    Contamos, também, com seu apoio na divulgação desta revista para seus amigos educadores.

    E, caso você seja ou conheça algum professor que deseje relatar e refletir sobre sua experiência pedagógica na forma de um artigo a ser submetido à Pró-Professor, prepare-se. A partir do início do próximo ano receberemos submissões de novos artigos para comporem o segundo número da nossa revista.

    Abraços.

    Os Editores
    Pró-Professor

    Saiba mais sobre De novo no ar!
  • No ar: Revista Pró-Professor

    2012-09-26

    É  com imensa satisfação que abrimos ao público o primeiro número da revista Pró-Professor.

    O trabalho inaugural do primeiro número da revista é História e Cultura dos Povos Indígenas: abordagem transversal fortalecida pela lei nº 11.645/08, de Ademario Souza Ribeiro e Ana Cristina Magalhães Jardim.

    Ao longo das próximas semanas novos trabalhos serão publicados à medida em que seus processos de submissão sejam concluídos.

    Os Editores

    Saiba mais sobre No ar: Revista Pró-Professor
  • Em breve: Revista Pró-Professor

    2012-04-15

    Estamos trabalhando para disponibilizar em breve o primeiro número da revista Pró-Professor. Nele serão publicados trabalhos acadêmicos produzidos por e para professores atuantes na educação infantil e ensinos fundamental e médio.

    Para que você tenha acesso ao conteúdo da revista e seja comunicado quando novos trabalhos ou edições forem publicados, solicitamos apenas que você faça seu cadastro gratuito como "leitor" em nosso portal.

    Caso pretenda submeter trabalhos produzidos por você a partir da sua prática e experiência docente, durante o cadastro marque  também a opção "autor"

    Seu cadastro gratuito em nosso portal pode ser feito a partir do seguinte endereço: http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/proprof

    Agradecemos a sua visita.

     

    Revista Pró-Professor

     

    Saiba mais sobre Em breve: Revista Pró-Professor