Formação na Educação de Jovens e Adultos

Retalhos de uma Construção Coletiva

  • Angelita Aparecida Azevedo Freitas Rede privada de ensino de Mariana/MG
  • Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: EJA, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Formação Docente Inicial, Formação Docente Cointinuada, Trabalho Colaborativo, Sistematização de Experiências, Narrativas Pedagógicas

Resumo

O artigo aborda a constituição da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um processo formativo coletivo, dialógico de produção e de sistematização de conhecimentos no ambiente de trabalho. Participaram do processo, além da pesquisadora, seis educadoras da EJA das séries iniciais do Ensino Fundamental, dos municípios de Diogo de Vasconcelos e de Acaiaca, Minas Gerais, que não passaram pela formação inicial na área da EJA. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados vinte encontros reflexivos com duas horas de duração em Diogo de Vasconcelos (2018-2019) a partir de temas demandados pelo grupo: especificidades, sujeitos e formas de aprender. O estudo realizado foi uma pesquisa-ação crítico colaborativa (PIMENTA, 2005). Os dados foram produzidos em encontros reflexivos e tratados com auxílio da sistematização de conhecimentos e experiências, de acordo com Jara (2012). O grupo produziu ao longo do período formativo, as seguintes sistematizações do conhecimento: uma revista de narrativas autobiográficas das educadoras e dos estudantes; uma revista com textos produzidos pelas próprias educadoras acerca da docência na EJA e uma colcha de retalhos. Compartilhamos aqui o resultado das reflexões, com especial destaque para o tema das especificidades da EJA que subsidiou a feitura da colcha de retalhos com essas educadoras. A colcha de retalhos simboliza um rito de passagem da incompletude do ser (FREIRE, 2016) para tornar-se professora da EJA na relação com a outra, reconhecendo as próprias particularidades assim como a dos/as estudantes. O trabalho aponta para a importância de se pensar a formação inicial continuada a partir das indagações das próprias professoras em serviço e sistematizar os conhecimentos relacionados às especificidades encontradas na Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Angelita Aparecida Azevedo Freitas, Rede privada de ensino de Mariana/MG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Gestão de Patrimônio. Bacharel e Licenciada em História. Pedagoga. Psicopedagoga. Desenvolve pesquisas científicas na área de Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Ensino e aprendizagem.. A dissertação de mestrado recebeu menção honrosa por uma comissão externa de avaliação, no ano de 2014. Tem experiência profissional como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Superior; na coordenação, supervisão e direção pedagógica nas redes pública e privada de ensino

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo com parte na University of Wisconsin-Madison (2019-2020), Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação - Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Se especializou em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUCMinas (2001). É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (1995). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ouro Preto, no Departamento de Educação. Atua na pós-graduação, na graduação, na pesquisa e na extensão universitária. Líder do Núcleo de Estudos Sociedade Família e Escola (UFOP) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (UFOP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da redução das desigualdades sociais e educacionais estudando, principalmente, os seguintes temas: sujeitos e suas especificidades com interface na prática pedagógica, formação docente, educação popular, direito subjetivo e história da escolarização das camadas populares.

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

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Publicado
2023-12-20
Como Citar
FREITAS, A. A. A.; SILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. J. G. Formação na Educação de Jovens e Adultos: Retalhos de uma Construção Coletiva. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 20 dez. 2023.
Seção
Artigos de professores