Estudos radiofônicos para além de efemérides

Biografia do Autor

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo

Professor associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e do PPG em Meios e Processos Audiovisuais da mesma instituição. Editor da Novos Olhares, revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos (www.revistas.usp.br/novosolhares).

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, é professora dos Programas de PósGraduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Ouro Preto (UFOP), onde também leciona na graduação de Jornalismo. Coordena os Grupos de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Convergência e Jornalismo (ConJor), além do Laboratório de Inovação em Jornalismo, ambos na UFOP

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é diretor do Núcleo de Rádio e TV da mesma instituição, onde leciona nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV. É também professor do PPGCom da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Lena Benzecry, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda na ECO/UFRJ, é pesquisadora do Núcleo de Rádio e TV na mesma instituição.

Referências

FERRARETTO, Luiz Artur. Por que o rádio brasileiro começou em Recife. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 28, p. 1-13, jan.-dez. 2021.
FERRARETTO, Luiz Artur. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. Eptic On-Line, Revista de Economia Política das Tecnologias da Informação e Comunicação, Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal do Sergipe, Aracaju, v. XIV, n. 2, maio-ago. 2012.
FORNARI, Ernani. O incrível Padre Landell de Moura. 2 ed. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1984.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 11, n. 30. São Paulo, janeiro de 2014
MOREIRA, Sonia. Virgínia. Da memória particular aos estudos acadêmicos: a pesquisa sobre rádio no Brasil. In: BRAGANÇA, Aníbal; MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: Intercom, 2005.
ORTRIWANO, Gisela. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
SALGADO, Álvaro F. Radiodifusão, Fator Social. Revista Cultura Política, Ano 1, n. 6. Rio de Janeiro: DIP, 1941.
SAROLDI, Luiz C.; MOREIRA, Sônia V. Rádio Nacional: O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.
Publicado
2021-11-19
Como Citar
Vicente, E., Lopez, D. C., Kischinhevsky, M., & Benzecry, L. (2021). Estudos radiofônicos para além de efemérides . Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 12(2), 2-9. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5194

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>