Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022
Resumo
O artigo investiga as estratégias dos três pré-candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas de opinião ao fim de junho de 2022 – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente – em relação ao rádio e ao podcasting. A partir de análise das entrevistas de Lula aos podcasts Podpah e Mano a Mano, de Bolsonaro às Rádios Jovem Pan e Tupi e de Ciro à Rádio Bandeirantes e ao podcast Flow, busca-se entender como a mídia sonora no contexto do rádio expandido favorece a circulação dos discursos dos presidenciáveis, na maioria das vezes sem contraditório por parte dos entrevistadores. A análise enfoca as perguntas feitas aos pré-candidatos, classificando-as por valências (positivas, neutras e negativas) e categorias (pessoais, políticas). Como procedimento metodológico adicional, foi realizada entrevista semiestruturada com o assessor de imprensa de Lula – os assessores de Bolsonaro e Ciro não responderam até o fechamento do texto.
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