Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4838-2162
  • Leonardo Lopes do Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: radiojornalismo, rádio, podcasting, política, eleições

Resumo

O artigo investiga as estratégias dos três pré-candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas de opinião ao fim de junho de 2022 – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente – em relação ao rádio e ao podcasting. A partir de análise das entrevistas de Lula aos podcasts Podpah e Mano a Mano, de Bolsonaro às Rádios Jovem Pan e Tupi e de Ciro à Rádio Bandeirantes e ao podcast Flow, busca-se entender como a mídia sonora no contexto do rádio expandido favorece a circulação dos discursos dos presidenciáveis, na maioria das vezes sem contraditório por parte dos entrevistadores. A análise enfoca as perguntas feitas aos pré-candidatos, classificando-as por valências (positivas, neutras e negativas) e categorias (pessoais, políticas). Como procedimento metodológico adicional, foi realizada entrevista semiestruturada com o assessor de imprensa de Lula – os assessores de Bolsonaro e Ciro não responderam até o fechamento do texto.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de Jornalismo e Radialismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde dirige o Núcleo de Rádio e TV, é doutor em Comunicação e Cultura pela mesma instituição e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Leonardo Lopes do Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa do CNPq, bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição.

https://orcid.org/0000-0001-7309-3939

 

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Publicado
2022-12-27
Como Citar
Kischinhevsky, M., & Couto, L. L. do. (2022). Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(2), 7-32. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6480
Seção
Dossiê "Radiojornalismo e Cobertura Eleitoral"

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