Binge Listening: Dimensões do consumo de áudio em podcasting

  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Daniel Gambaro Núcleo de Estudos do Rádio / UFRGS
  • Marcelo Freire Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Binge listening, Podcasting, Consumo de áudio

Resumo

As mutações nas práticas de circulação e consumo de conteúdo sonoro afetam as relações com o público e, como consequência, as estratégias de produção e de pesquisa. Neste artigo, observamos um fenômeno característico do podcasting: o binge-listening. Através de uma análise qualitativa e uma revisão sistemática, buscamos compreender como estas práticas se configuram a partir de três dimensões: a) materialidades e affordances; b) experiências de escuta; c) narrativas sonoras. Como resultado principal, apontamos a necessidade de compreender o binge listening, assim como o consumo de rádio, de maneira multidimensional e destacamos os desafios metodológicos derivados desta premissa.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Debora Cristina Lopez é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidad de Extremadura (Espanha). É professora do PPGCOM e da graduação em Jornalismo (UFOP). É Bolsista Produtividade PQ-2 (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Daniel Gambaro, Núcleo de Estudos do Rádio / UFRGS

Daniel Gambaro é Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Vice-líder do MidiaSon - Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora (ECA-USP) e membro do NER - Núcleo de Estudos Radiofônicos (Fabico-UFRGS).

Marcelo Freire, Universidade Federal de Ouro Preto

Marcelo Freire é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidad de Extremadura. É professor do PPGCOM e do curso de Jornalismo (UFOP). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Referências

ALVES, João. Análise estrutural da narrativa sonora aplicada ao podcasting: Um estudo de “Caso Evandro”. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFOP, Mariana, 2021.
BEE, Arran. Podcasting: An audio revolution. In: COLLINS, John; BEE, Arran. The Radio Handbook. 4. ed. London: Routledge, 2021, s.i.
BERRY, Richard. Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word ‘radio’. Radio Journal:International Studies in Broadcast & Audio Media, v. 14, n. 1, p. 7–22, 1 abr. 2016. DOI 10.1386/rjao.14.1.7_1.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan-abr/2020.
BRAGA, José Luiz. Parte I: Matrizes Interacionais. In: BRAGA, José Luiz. et al (org.). Matrizes Interacionais. João Pessoa: EDUEPB, 2019, p.15-70, e-book.
BUCHER, Taina; HELMOND, Anne. The affordances of social media platforms. The SAGE handbook of social media, v. 1, p. 233-254, 2018.
DOWLING, David. Immersive Longform Storytelling: Media, Technology, Audience. New York: Routledge, 2019. https://doi.org/10.4324/9780429488290.
DUNHAM, Richard S. Multimedia Reporting: How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Singapore, 2020. DOI 10.1007/978-981-13-6163-0.
DUBBER, Andrew. Radio in the digital age. Cambridge, Malden: Polity Press, 2013.
FAUSTO NETO, Antonio. (2018). Circulação: Trajetos conceituais. Rizoma, vol. 6, n. 2, p. 08–40, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.13004
FELINTO, Eric. Materialidades da Comunicação: Por um Novo Lugar da Matéria na Teoria da Comunicação. Ciberlegenda, n.5, 2001.
GAMBARO, Daniel. Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista FAMECOS, v. 28, n. 1, p. e37141, 20 ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.3714.
GAW, Fatima. Algorithmic logics and the construction of cultural taste of the Netflix Recommender System. Media, Culture & Society, v. 44, n. 4, p. 706–725, maio 2022. DOI 10.1177/01634437211053767.
GIBSON, James Jerome. The senses considered as perceptual systems. Boston: Houghton Mifflin, 1966.
GIBSON, James Jerome. The Theory of Affordances. In: SHAW, Robert; BRANSFORD, John (org.). Perceiving, Acting and Knowing. Hillsdale: Lawrence Elrbaum Associates, 1977, p. 67-82.
GILMORE, James N. To Affinity and Beyond: Clicking as Communicative Gesture on the Experimentation Platform. Communication, Culture and Critique, v. 13, n. 3, p. 333–348, 1 set. 2020. DOI 10.1093/ccc/tcaa005.
GILL, Patrick. Listening to the Literary: On the Novelistic Poetics of the Podcast. In: LANZENDÖRFER, Tim; NORRICK-RÜHL, Corinna. (orgs.). The Novel as Network: Forms, Ideas, Commodities. New Directions in Book History. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 163–179. DOI 10.1007/978-3-030-53409-7_10.
GUARINOS, Virginia. El Teatro Radiofónico: Una narración radiofónica inaudible. Tese (Doutorado). Universidad de Sevilla, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Periodismo y Literatura, Sevilla, 1999.
GUMBRECHT, Hans U. Corpo e Forma. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
GUMBRECHT, Hans U.; PFEIFFER, Karl L. Materialities of Communication. Palo Alto: Stanford University Press, 1994.
HANCOCK, Danielle; MCMURTRY, Leslie. ‘I Know What a Podcast Is’: Post-Serial Fiction and Podcast Media Identity. In: LLINARES, Dario; FOX, Neil; BERRY, Richerd. (orgs.). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 81–105. DOI 10.1007/978-3-319-90056-8_5.
HANKE, Michael M. Materialidade Da Comunicação – Um Conceito Para A Ciência Da Comunicação?. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: Intercom, 2005.
HARWOOD, Stephen; HAFEZIEH, Najmeh. ‘affordance’-what does this mean?. In: 22nd UK Academy for Information Systems International Conference: Ubiquitous Information Systems: Surviving & Thriving in a Connected Society Oxford. Oxford, UK: St. Catherine’s College, 2017.
HAVE, Iben; JENSEN, Mille. R. Audio-bingeing: Storytel Originals som produkt af en streaming-kultur. Passage - Tidsskrift for litteratur og kritik, v. 35, n. 83, p. 101–118, 17 ago. 2020. DOI 10.7146/pas.v35i83.121611.
HENDRICKS, John A. (Org.). Radio’s Second Century: Past, Present, and Future Perspectives. [S. l.]: Rutgers University Press, 2020. DOI 10.36019/9780813598505.
HORECK, Tanya; JENNER, Mareike; KENDALL, Tina. On binge-watching: Nine critical propositions. Critical Studies in Television: The International Journal of Television Studies, v. 13, n. 4, p. 499–504, dez. 2018. DOI 10.1177/1749602018796754.
HUTCHBY, Ian. Technologies, texts and affordances. Sociology, v. 35, n. 2, p. 441-456, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/s0038038501000219.
INGOLD, Tim. Back to the future with the theory of affordances. HAU: Journal of Ethnographic Theory, v. 8, n. 1-2, p. 39-44, 2018.
JACKSON, M. H.; POOLE, M.; KUHN, T. The social construction of technology in studies of the workplace. Handbook of new media: Social shaping and consequences of ICTs, p. 236-253, 2002.
JANAY, Paula. Podcasters e seus ouvintes. Comunicação Pública, vol. 16, n. 31, , 15 dez. 2021. DOI 10.34629/CPUBLICA.68.
JÁUREGUI, Carlos; LOPEZ, Debora Cristina. Sonificação de dados: uma aproximação metodológica. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, online, 4 a 9 de outubro de 2021.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JORGENSEN, Britta. Making Podcasts. In: AHERN, Steve (org.). Making Radio and Podcasts. 4. ed. [S. l.]: Focal Press, 2022.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo, BENZECRY, Lena, MUSTAFÁ, Izani, DE MARCHI, Leonardo, CHAGAS, Luãn, FERREIRA, Gustavo, VICTOR, R., VIANA, Luana. A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI –Chaves conceituais e objetos de pesquisa. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), Intercom, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 91-108, set./dez., 2017.
KISILOWSKA-SZURMIŃSKA, Malgorzata. Binging – a Fad or a Permanent Change in Media Consumption? A Critical Literature Review. Zeszyty Prasoznawcze, v. 65, n. 3 (251), p. 73–82, 28 set. 2022. DOI 10.4467/22996362PZ.22.028.15955.
KLEIN, Hans K.; KLEINMAN, Daniel L. The social construction of technology: Structural considerations. Science, Technology, & Human Values, v. 27, n. 1, p. 28-52, 2002.
KRAUSE, Till; UHRIG, Klaus. Journalismus zum Bingen: Potenziale und Funktionen serieller Podcasts für das digitale Storytelling. In: KATZENBERGER, V.; KEIL, J.; WILD, M. (orgs.). Podcasts: Perspektiven und Potenziale eines digitalen Mediums. Wiesbaden: Springer Fachmedien, 2022. p. 445–460. DOI 10.1007/978-3-658-38712-9_18.
LEGORBURU, José M.; EDO, Concha; GARCÍA-GONZÁLEZ, Aurora. Podcasting as an opportunity to recover and renew the audio feature genre in Spanish: A case study of Cuonda and Podium Podcast. Radio Journal:International Studies in Broadcast & Audio Media, v. 19, n. 2, p. 311–326, 1 out. 2021. DOI 10.1386/rjao_00046_1.
LLINARES, Dario; FOX, Neil; BERRY, Richard. (Orgs.). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham: Springer International Publishing, 2018. DOI 10.1007/978-3-319-90056-8.
LOPEZ, Debora Cristina. Novo rádio, velhas narrativas: apropriações estéticas na ficção e no jornalismo sonoros. Covilhã: LabcomBooks, 2022.
LOPEZ, Debora Cristina; HOMSSI, Aline Monteiro. Cuando se encuentran cultura fan y podcasting: las nuevas relaciones con la audiencia en O Caso Evandro. Hipertext.net: Revista Académica sobre Documentación Digital y Comunicación Interactiva, n. 23, p. 9, 2021.
LOPEZ, Debora Cristina; ALVES, João. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2 a 7 de setembro de 2019.
LOPEZ, Debora Cristina; FREIRE, Marcelo. Métodos digitais aplicados às pesquisas de rádio expandido: desafios metodológicos. In: Anais do 41º congresso brasileiro de ciências da comunicação, Joinville. 2018.
LOPEZ, Debora Cristina.. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010
MACHADO, Arlindo. A Televisão levada a sério. Editora Senac, São Paulo, 2000
MARTEL, Frèdèric. Smart: o que você não sabe sobre a internet (versão Kindle). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
MCCRACKEN, Ellen. Serial as Digital Constellation: Fluid Textuality and Semiotic Otherness in the Podcast Narrative. 13. Serial as Digital Constellation: Fluid Textuality and Semiotic Otherness in the Podcast Narrative. [S. l.]: Edinburgh University Press, 2022. p. 187–201.
MCGRENERE, Johana; HO, Wayne. Affordances: Clarifying and evolving a concept. In: Graphics interface. 2000. p. 179-186.
MEDITSCH, Eduardo; GOBBI BETTI, Juliana. Os elementos sonoros na análise da informação radiofônica: em busca de métodos. Anais 16o SBPJor. Goiânia, nov. 2019.
MONTARDO, Sandra P.; VALIATI, Vanessa A. D. Streaming de conteúdo, streaming de si? Elementos para análise do consumo personalizado em plataformas de streaming. Revista FAMECOS, v. 28, n. 1, e35310, 1 jul. 2021. DOI 10.15448/1980-3729.2021.1.35310.
MOREIRA JR., Luiz Delando S. Comparando predição de popularidade de Podcast a partir de metadados, conteúdo e características de áudio. 9 mar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
NASCIMENTO, Rebeca. S.; OLIVEIRA, Fátima C. R. M. Binge-watching de séries: quando o guilty pleasure vira padrão de consumo. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, vol.23, n.3, p.27-41, set-dez/2021. DOI: 10.4013/fem.2021.233.03.
NORMAN, Don. A. The design of everyday things. New York: Basic Books, 2002.
NORMAN, Don. Affordance, Conventions, and Design, Interactions, 6, 1999, pp. 38-42.
PAJKOVIC, Niko. Algorithms and taste-making: Exposing the Netflix Recommender System’s operational logics. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 28, n. 1, p. 214–235, fev. 2022. DOI 10.1177/13548565211014464.
PICARD, Natalie; MARSILLO, Cassandra. In Podcasts We Trust? A Brief Survey of Canadian Historical Podcasts. International Public History, v. 1, n. 2, 1 out. 2018. DOI 10.1515/iph-2018-0015.
PINCH, Trevor J.; BIJKER, Wiebe E. The social construction of facts and artefacts: Or how the sociology of science and the sociology of technology might benefit each other. Social studies of science, v. 14, n. 3, p. 399-441, 1984.
PRATA, Nair. WEBradio: Novos Gêneros, Novas Formas de Interação. Florianópolis: Insular, 2012.
PREGER, Sven. Geschichten erzählen: Storytelling für Radio und Podcast. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2019(Journalistische Praxis). DOI 10.1007/978-3-658-23428-7.
PREY, Robert. Nothing personal: algorithmic individuation on music streaming platforms. Media, Culture & Society, v. 40, n. 7, p. 1086–1100, out. 2018. DOI 10.1177/0163443717745147.
QUADROS, Mirian Redin de. O lugar do ouvinte nas narrativas radiofônicas: concessão de voz e critérios de acionamento dos ouvintes-enunciadores. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, UFSM, Santa Maria, 2018.
QUADROS, Claudia; BESPALHOK, Flávia; BIANCHI, Graziela; KASECKER, Monica. Perfis de ouvintes: perspectivas e desafios no panorama radiofônico. Matrizes. v. 11, n. 1, 2017.
ROONEY, Monique. Queer Objects and Intermedial Timepieces. Angelaki, v. 23, n. 1, p. 156–173, 2 jan. 2018. DOI 10.1080/0969725X.2018.1435392.
SANTOS, Patrícia Consciente Pereira dos. A Criação de Ambientes Através do Som: caminhos imersivos no podcast de storytelling ficcional “Contador de Histórias”. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFOP, Mariana, 2022.
SHAPIRO, Stephen. Algorithmic Television in the Age of Large-scale Customization. Television & New Media, v. 21, n. 6, p. 658–663, set. 2020. DOI 10.1177/1527476420919691.
SHARPE, Matthew. A review of metadata fields associated with podcast RSS feeds. arXiv preprint arXiv:2009.12298, 2020. DOI 10.48550/ARXIV.2009.12298.
SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2005.
VAN DIJCK, Jose; POELL, Tim; WAAL, Martjin. The Platform Society: Public Values in a Connective World. New York: Oxford University Press, 2018.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFJF, Juiz de Fora, 2022.
VIANA, Luana.. Áudio imersivo em podcasts: o recurso binaural na construção de narrativas ficcionais. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 17, 2020, p. 9-101.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: ANAIS DO 27° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos[...] Campinas, Galoá, 2018.
VONDERAU, Patrick. The Politics of Content Aggregation. Television & New Media, v. 16, n. 8, p. 717–733, dez. 2015. DOI 10.1177/1527476414554402.
WALDMANN, Ella. From Storytelling to Storylistening: How the Hit Podcast S-Town Reconfigured the Production and Reception of Narrative Nonfiction. Ex-centric Narratives: Journal of Anglophone Literature, v. Culture and Media, p. 28-42 Pages, 29 dez. 2020. DOI 10.26262/EXNA.V0I4.7913.
WENN, Chris. Headphone listening in live performance: a phenomenology of sound design, Theatre and Performance Design, v. 1, Num 3, 2015, p. 236-255.
WU, Tim. The attention merchants: the epic scramble do get inside our heads. Nova York: Alfred A. Knopf, 2016, ebook Kindle.
ZEHELEIN, Eva-Sabine. Mummy, me and her podcast: Family and gender discourses in contemporary podcast culture: Not by Accident as audio(auto) biography. International Journal of Media & Cultural Politics, v. 15, n. 2, p. 143–161, 1 jun. 2019. DOI 10.1386/macp.15.2.143_1.
Publicado
2024-01-18
Como Citar
Lopez, D. C., Gambaro, D., & Freire, M. (2024). Binge Listening: Dimensões do consumo de áudio em podcasting. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 14(3), 199-226. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7037

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>