Perspectiva de gênero nos estudos radiofônicos

  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lena Benzecry Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Rádio, Gênero, Mulher

Resumo

 

 

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora de Jornalismo e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMs) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), ambos na UFOP.

 

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do PPGCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, onde atua ainda como diretor do Núcleo de Rádio e TV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Lena Benzecry, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é jornalista, designer e pesquisadora, responsável pelo projeto gráfico e diagramação de Radiofonias

Referências

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). A Mulher na Comunicação – sua força, seus desafios. ABERJE: São Paulo, 2022.
FRAGA, Aline Mendonça; ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei. Mobilidades no labirinto: tensionando as fronteiras nas carreiras de mulheres. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2020, v. 18, pp. 757-769. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120190141 https://doi.org/10.1590/1679-395120190141x. Acessado 29 Novembro 2022.
GOBBI BETTI, Juliana Cristina. Informação crítico-emancipatória com perspectiva de gênero: os direitos das mulheres em programas radiofônicos femininos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.
KNOBLOCH-WESTERWICK, Silvia; GLYNN, Carroll J. The Matilda Effect—Role Congruity Effects on Scholarly Communication: A Citation Analysis of Communication Research and Journal of Communication Articles. Communication Research, v. 40 n.1, pp. 3–26, 2013.
LOPEZ, Debora Cristina; GOBBI, Juliana Cristina; FREIRE, Marcelo; GOMES, Janaína. Metodologia para análise de referências com apoio em software: a abordagem de gênero nos estudos radiofônicos. In: Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, outubro de 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt4-rm/debora-cristina-lopez.pdf. Acessado 29 Novembro 2022.
MADSEN, Nina. Mulheres e Comunicação no Brasil: 1995 a 2015. IPEA: Brasília, 2020.
OLIVEIRA, Zuleica Lopes Cavalcanti de; BELCHIOR, João Raposo. Emprego em TICs e gênero no ramo de informática: uma primeira exploração. In: Ciências Sociais Unisinos, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 27‐33, jan.‐abr. 2009.
OLIVEIRA, Amurabi; MELO, Marina Félix de; RODRIGUES, Quemuel Baruque de; PEQUENO, Mayres. Gênero e desigualdade na academia brasileira: uma análise a partir dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, Configurações [Online], 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4000/configuracoes.11979. Acessado 29 Novembro 2022.
PACHECO, Leonardo Turchi; SILVA, Silvio Ricardo da. Mulheres e jornalismo esportivo: possibilidades e limitações em um campo masculino. Revista Estudos Feministas [online]. 2020, v. 28, n. 3. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n361002. Acessado em 29 Novembro 2022.
Publicado
2022-12-21
Como Citar
Lopez, D. C., Kischinhevsky, M., & Benzecry, L. (2022). Perspectiva de gênero nos estudos radiofônicos. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(1), 2-7. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6513
Seção
Apresentação

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>