A dimensão sonora nos estudos de comunicação e esporte

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Biografía del autor/a

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do PPGCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, onde atua ainda como diretor do Núcleo de Rádio e TV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) . Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Citas

AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro: Faperj/Mauad, 2002.

ALABARCES, Pablo (org.). Futbologias: fútbol, identidad y violencia en América Latina. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), 2003.

DAMATTA, Roberto (org.). O Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

FRATICELLI, Damián. El nacimiento de las transmisiones deportivas o de cómo la radio comenzó a construir acontecimientos sociales en directo. In: FERNANDÉZ, José Luis (dir.). La construcción de lo radiofónico. Buenos Aires: La Crujía, 2008.

GUERRA, Márcio. Você, ouvinte, é a nossa meta. A importância do rádio no imaginário do torcedor de futebol. Juiz de Fora: Etc., 2000.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. “Perdido numa intensidade focada”: esportes e estratégias de reencantamento. Aletria, Belo Horizonte, v. 15, jan.-jun. 2007.

HELAL, Ronaldo. Futebol e Comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, 2011.

HELAL, Ronaldo. Passes e Impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

HELAL, Ronaldo, SOARES, Antonio, LOVISOLO, Hugo. A Invenção do País do Futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva, [1938] 1996.

MOSTARO, Filipe, KISCHINHEVSKY, Marcelo. Narrativas sobre as primeiras transmissões de jogos internacionais da seleção brasileira. Revista L.I.S. –Letra, Imagen, Sonido, v. 1, p. 147-165, 2016.

PRATA, Nair, SANTOS, Maria Cláudia (org.). Enciclopédia do rádio esportivo brasileiro. Florianópolis: Insular, 2012.

RANGEL, Patrícia, GUERRA, Márcio de Oliveira. O rádio e as Copas do Mundo. Juiz de Fora: Ed. Juizforana, 2012.

SANTOS NETO, José Moraes dos. Visão do jogo – Primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Ed. Cosac & Naify, 2002.

SCHINNER, Carlos Fernando. Manual dos locutores esportivos: como narrar futebol e outros esportes no rádio e na televisão. São Paulo: Panda, 2004.

SOARES, Edileuza. A bola: o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994.

STERNE, Jonathan. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham: Duke University Press, 2003.
Publicado
2023-08-16
Cómo citar
Kischinhevsky, M., & Lopez, D. C. (2023). A dimensão sonora nos estudos de comunicação e esporte . Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 14(1), 2-7. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6956
Sección
Apresentação