A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil

Palavras-chave: Comunicação, Rádio, Estudos radiofônicos, Meios sonoros, Meta-pesquisa

Resumo

O trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pósgraduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras-chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de PósGraduação em Comunicação (PPGCOM) e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, onde atua ainda como diretor do Núcleo de Rádio e TV.

 

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do PPGCOM da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), ambos na UFOP.

Izani Mustafá, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM), listado no CNPq, e o GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de História da Mídia (Alcar)

Marcelo Freire, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, é professor de Jornalismo e do PPGCOM da UFOP. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).
Patrícia Consciente, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Comunicação no PPGCOM/UFOP, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é graduada em Jornalismo pela UFOP.

Leonardo Lopes do Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Comunicação no PPGCOM da ECO/UFRJ, bacharel em Jornalismo pela mesma instituição e ex-bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Referências

BADIA, Ana Teresa; BALLESTEROS LOPEZ, Tito; BARRIOS RUBIO, André.; BOSETTI, Oscar E.; CHOQUE, Rubén D.; CORNEJO, Alejandro; CUBERO, Xiomara; ESPADA, Agustín; GALEANO, Haydée; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARTÍNEZ MATIAS, Graciela.; MONTENEGRO ARMIJO, Carlos; POZO, María Eugenia del; TELLO, Ricardo. Enseñar y aprender la radio en América Latina y el Caribe: 12 países y 63 experiencias. In: BALLESTEROS LÓPEZ, Tito; BOSETTI, Oscar E.; MARTÍNEZ MATÍAS, Graciela (org.). Enseñar y aprender la radio en América Latina y el Caribe – Radiografías de este presente, p. 47-235. Quito, Equador: Ediciones Ciespal, 2019. Disponível em: http://https://ciespal.org/ensenar-y-aprender-la-radio-en-america-latina-y-elcaribe-radiografias-de-este-presente/.
CALÉ, Flávia. A quem interessa a paralisação do Sistema de Avaliação da Capes? Jornal da USP. 05 de out de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=460454, acesso em 10/12/2021.
COMPÓS e entidades da área unem-se em defesa da continuidade da avaliação quadrienal. Compós. Disponível em: https://compos.org.br/2021/10/compos-eentidades-da-area-unem-se-em-defesa-da-continuidade-da-avaliacao-quadrienal/, acesso em 10/12/2021.
Coordenadores de Área na CAPES divulgam nova Carta Aberta. Compós. Disponível em: https://compos.org.br/2021/11/coordenadores-de-area-na-capes-divulgam-novacarta-aberta/,
acesso em 10/12/2021.
DEL BIANCO, Nélia; ZUCULOTO, Valci. 30 anos de pesquisa coletiva no GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Radiofonias –Revistade Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p. 82-109, mai./ago. 2021.
FAUS BELAU, Ángel. La Radio. Introducción al estudio de un medio desconocido. Madrid: Editorial Latina, 1981.
FERNÁNDEZ-SANDE, Manuel; GALLEGO PÉREZ, Ignacio. Diversity, innovation and policies. Radio, Sound & Society Journal, n. 1, v. 1, p. 7-9, Ecrea Radio Research Section, 2016.
FUENTES NAVARRO, Raúl. Fontes bibliográficas da pesquisa acadêmica nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil e no México: uma aproximação da análise comparativa. MATRIZes, Universidade de São Paulo (USP), v. 1, p. 165-177, out. 2007.
HAUSSEN, Doris Fagundes. O Rádio em Teses e Dissertações dos PPGs em Comunicação brasileiros (2002-2012). In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.
Juiz autoriza Capes a retomar avaliação da pós-graduação. Folha de São Paulo. 02 de dez de 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/12/juizautoriza-capes-a-retomar-avaliacao-da-pos-graduacao.shtml, acesso em 10/12/2021.
KISCHINHEVSKY, Marcelo, BENZECRY, Lena, MUSTAFÁ, Izani, DE MARCHI, Leonardo, CHAGAS, Luãn, FERREIRA, Gustavo, VICTOR, Renata, VIANA, Luana. A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI – Chaves conceituais e objetos de pesquisa. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), Intercom, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 91-108, set./dez., 2017.
Mais 34 pesquisadores da Capes renunciam, e total vai a 114. Nexo Jornal. 08 de dez de 2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/extra/2021/12/08/Mais-34pesquisadores-da-Capes-renunciam-e-total-vai-a-114, acesso em 10/12/2021.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002.
MATTOS, Maria Ângela, BARROS, Ellen Joyce Marques, OLIVEIRA, Max Emiliano (org.). Metapesquisa em comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós. Porto Alegre: Sulina, 2018.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir: A função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Da memória particular aos estudos acadêmicos: a pesquisa sobre rádio no Brasil. In: BRAGANÇA, Aníbal; MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: Intercom, 2005.
NOTA PÚBLICA – Suspensão da avaliação quadrienal da Capes 2017-2020. SBPJor. 01 de out de 2021. Disponível em: http://sbpjor.org.br/sbpjor/2021/10/01/nota-publicasuspensao-da-avaliacao-quadrienal-da-capes-2017-2020/, acesso em 10/12/2021.
OLIVEIRA, Madalena. Entre a paixão dos profissionais e a discrição dos académicos. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ; Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom em perspectiva. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair; BIANCO, Nélia del. Perfil do ensino do rádio no Brasil. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom — 25 anos. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora – 30 anos: lugar dos estudos radiofônicos e desafios de pesquisa. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p. 47-81, mai./ago. 2021
PRATA, Nair; MUSTAFÁ, Izani e PESSOA, Sonia Caldas. Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 3, n.1, p. 65-82, jan.jun., 2014.
VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, p. 01-16, dez./mar. 2020.
ZUCULOTO, Valci. A história do campo acadêmico do rádio no Brasil: registros referenciais para uma proposta de roteiro de percurso. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
Publicado
2022-01-14
Como Citar
Kischinhevsky, M., Lopez, D. C., Mustafá, I., Freire, M., Consciente, P., & Lopes do Couto, L. (2022). A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil . Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 12(3), 6-27. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5256
Seção
Artigos