Entre arte e psicanálise:
a escrita da experiência como metodologia
Resumo
O que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro.
Downloads
Referências
AIRES, Sueli; TROCOLI, Flávia. Literatura e Psicanálise: de uma relação que não fosse aplicação. Revista Terceira Margem, n.26, p.11-16, 2012, jan./jun. 2012.
ANDRADE, Carlos Drummond. Lição de coisas. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2012.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 7a ed., Vol. 1. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo, SP: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, Michel. Sobre Marguerite Duras [Entrevista com H. Cixous]. In: Motta, M. B. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Coleção Ditos e Escritos, 2a ed.,Vol. 3. p. 356-365. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2009.
FREUD, Sigmund. O “Estranho”. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol.17. Rio De Janeiro, RJ: Imago, 1996a.
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996b.
FREUD, Sigmund. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol.11. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996c.
FREUD, Sigmund. Dostoiévski e o parricídio. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 17. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996d.
FREUD, Sigmund. Acerca de uma visão de mundo. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 18. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996e.
FREUD, Sigmund. Um distúrbio de memória na Acrópole. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 18. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996f.
FREUD, Sigmund. O prêmio Goethe. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 21. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996g.
FREUD, Sigmund. Mal-estar na cultura. In: Obras Completas, Vol. 18. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010a.
LACAN, Jacques. Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V. Stein. In: Lacan, Jacques. Outros Escritos. p. 191-205. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003a.
LACAN, Jacques. A Identificação: Seminário 1961-1962. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003b.
LACAN, Jacques. A Angústia: Seminário livro 10. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2005.
LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 1999.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, v.7, n.13, 81-95, 1996, novembro. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713 Acesso em: 21/06/2016.
SONTAG, Susan. Estados Unidos, vistos em fotos, de um ângulo sombrio. In Sontag, S. Sobre fotografia. p.20-33. São Paulo, SP: Companhia das letras, 1977.
Copyright (c) 2018 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.