Entre arte e psicanálise:

a escrita da experiência como metodologia

  • Mariah Neves Guerra
  • Cristóvão Giovani Burgarelli Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Arte, Psicanálise, Metodologia, Diane Arbus, Estranho

Resumo

O que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariah Neves Guerra

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2017).

Psicanalista Clínica em Brasília.

Cristóvão Giovani Burgarelli, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Professor efetivo da Universidade Federal de Goiás (1995).

Referências

AIRES, Sueli; TROCOLI, Flávia. Literatura e Psicanálise: de uma relação que não fosse aplicação. Revista Terceira Margem, n.26, p.11-16, 2012, jan./jun. 2012.

ANDRADE, Carlos Drummond. Lição de coisas. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2012.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 7a ed., Vol. 1. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo, SP: Editora 34, 2013.

FOUCAULT, Michel. Sobre Marguerite Duras [Entrevista com H. Cixous]. In: Motta, M. B. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Coleção Ditos e Escritos, 2a ed.,Vol. 3. p. 356-365. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2009.

FREUD, Sigmund. O “Estranho”. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol.17. Rio De Janeiro, RJ: Imago, 1996a.

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996b.

FREUD, Sigmund. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol.11. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996c.

FREUD, Sigmund. Dostoiévski e o parricídio. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 17. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996d.

FREUD, Sigmund. Acerca de uma visão de mundo. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 18. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996e.

FREUD, Sigmund. Um distúrbio de memória na Acrópole. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 18. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996f.

FREUD, Sigmund. O prêmio Goethe. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 21. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996g.

FREUD, Sigmund. Mal-estar na cultura. In: Obras Completas, Vol. 18. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010a.

LACAN, Jacques. Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V. Stein. In: Lacan, Jacques. Outros Escritos. p. 191-205. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003a.

LACAN, Jacques. A Identificação: Seminário 1961-1962. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003b.

LACAN, Jacques. A Angústia: Seminário livro 10. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2005.

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 1999.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, v.7, n.13, 81-95, 1996, novembro. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713 Acesso em: 21/06/2016.

SONTAG, Susan. Estados Unidos, vistos em fotos, de um ângulo sombrio. In Sontag, S. Sobre fotografia. p.20-33. São Paulo, SP: Companhia das letras, 1977.

Publicado
2018-08-10
Seção
Filosofia e arte