Para além do círculo vicioso:
uma análise do tempo e da repetição no cinema de Béla Tarr
Resumo
Este artigo traz à tona uma análise da repetição e do tempo nos filmes de Béla Tarr, mais detidamente no filme O Cavalo de Turim. Visando a potência da imagem, a análise deste artigo volta-se para o teor intensivo da repetição e sua positividade inumana, investigando-a como um modo procedimental de Béla Tarr. Como fonte teórica, além de livros dedicados à obra do cineasta, fez-se uso de alguns escritos filosóficos, como de Gilles Deleuze e de Pierre Klossowski.
Downloads
Referências
BLANCHOT, M. La escritura del desastre. Madrid. Ed. Trotta, 2015.
DELEUZE, G. A imagem-movimento: cinema I. Lisboa. Ed. Assírio & Alvim, 2009.
DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema II. São Paulo. Ed. Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. A lógica do Sentido. 5a ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, G. Causas e razões das ilhas desertas [Manuscrito dos anos 50]. In: A Ilha Deserta. LAPOUJADE, D. (Org.). São Paulo. Ed. Iluminuras, 2010.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 1a ed. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. 1a ed. São Paulo: 34, 1995.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Maio de 1968 nunca existiu. Disponível em: Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência – 1º quadrimestre de 2015 – Vol. 8 – n 1º.
HÉNONIN, M. A.; TARR, B. Entrevista Béla Tarr. Disponível em: http://latempestad.mx/bela-tarr-entrevista. Fev. 2013. Último acesso em Set. 2014.
KLOSSOWSKI, P. Nietzsche y el círculo vicioso. Buenos Aires. Editora: Caronte Filosofía, 1986.
KOSSOVITCH, L. Signos e poderes em Nietzsche. São Paulo. Ed. Azougue, 2004.
KOVÁCS, A. B. The Cinema of Béla Tarr. New York. Ed. Columbia University Press, 2013.
LESTOCART, J-L; TARR, B. Entrevue Béla Tarr. Un cinéma topologique. ArtPress, 279, 2002.
MICHAUX, H. Antología poética. Buenos Aires. Editora: Adriana Hidalgo, 2002.
RANCIÈRE, J. Béla Tarr: O tempo do depois. Lisboa. Ed. Orfeu Negro, 2013.
ROSEMBAUM, J. The importance of being sarcastic. In: Chicago Reader. 13 de Out. 1994.
SCHLOSSER, E; TARR, B. Interview Béla Tarr: About Werckmeister Harmonies (Cannes 2000, Director’s Fortnight). Disponível em: http://brightlightsfilm.com/interview-bela-tarr-werckmeister-harmonies-cannes-2000-directors-fortnight/#.VrEIQlLGD7Q. Out. 2000. Acesso em: 20 Mar. 2018.
SÉLAVY, V; TARR, B. The Turin Horse: Interview with Béla Tarr. Electric Sheep: a deviant view of cinema. Disponível em: http://www.electricsheepmagazine.co.uk/features/2012/06/04/the-turin-horse-interview-with-bela-tarr/. 04 Jun. 2012. Acesso em: 28 Dez. 2017.
Filmografia:
NINHO FAMILIAR. Béla Tarr: Hungria, 1977. 100’, som., cor.
OUTSIDER. Béla Tarr: Hungria. 1981. 124’, som., cor.
PESSOAS PRÉ-FABRICADAS. Direção: Béla Tarr. Hungria, 1982. 82’, som., cor.
ALMANAQUE DE OUTONO. Béla Tarr: Hungria, 1984. 115’, som., cor.
MALDIÇÃO. Béla Tarr: Hungria, 1987. 122’, som., pb.
SATANTANGO. Béla Tarr: Alemanha/Hungria/Suíça, 1994. 430’, som., pb.
HARMONIAS DE WERCKMEISTER. Béla Tarr: Alemanha/França/Hungria/Itália, 2000. 145’, som., pb.
O CAVALO DE TURIM. Béla Tarr; Ágnes Hranitzky: Alemanha/EUA/França/Hungria/Suíça, 2011. 146’, som., pb.
Copyright (c) 2021 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.