Reflexão mediada ou imediata
uma reavaliação ricoeuriana do modo como se deve pensar o sujeito cartesiano
Resumo
Procuraremos justificar, no presente artigo, a importância da literatura na construção do sujeito ricoeuriano, mostrando ser indefensável a suposição cartesiana de que o autoconhecimento é atingido por meios intuitivos. No lugar da reflexividade intuitiva cartesiana sugere-se a reflexividade mediada. Esta mediação é o próprio ato interpretativo. Ricoeur sugere que o símbolo, o texto, a narrativa, estão nos convidando a um “situar-se no mundo”, já que são um laboratório de experiências, reforçando o papel de intérprete do sujeito. O leitor compreende a si mesmo quando traz a este si significados que conquistou nesta interpretação, ou seja, o sujeito é constituído nesta sua “ida ao texto”, é ele que se compreende ao “ir ao texto”.
Downloads
Referências
RICOEUR, Paul. Philosophie de la volonté: Le Volontaire et l'Involontaire. Paris: Aubier, 1950.
RICOEUR, Paul. Temps et Récit I: L’intrigue et le récit historique. Paris: Seuil, 1983.
RICOEUR, Paul. Temps et récit III: Le temps raconté. Paris: Éditions du Seuil, 1985.
RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.
RICOEUR, Paul. Réflexion faite: Autobiographie intellectuelle. Paris: Éditions du Seuil, 1995.
RICOEUR, Paul. De l’interpretation: essay sur Freud. Paris: Éditions du Seuil, 1965.
RICOEUR, Paul. Do texto à acção. Porto: Ed. Rés.
MURIEL, Gilbert. L’identité narrative: une reprise à partir de Freud de la pensée de Paul Ricœur. Gèneve: Labor et Fides, 2001.
PELLAUER, David, Compreender Ricœur. Rio de Janeiro: Ed Vozes, 2010.
PORTOCARRERO, Maria Luísa. A hermenêutica do conflito em Paul Ricœur. Coimbra: Minerva, 1992.
PORTOCARRERO, Maria Luísa. Conceitos Fundamentais de Hermenêutica Filosófica. Coimbra, 2010. In: http://www.uc.pt/fluc/lif/publicacoes/textos_disponiveis_online/pdf/conceitos_herm Acessado em: 23/07/2014.
Copyright (c) 2020 Barbara tortato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.