Uma voz a quatro mãos

Walter Benjamin e Asja Lacis

  • Alexandra Virgínia da Mota Pinto PUC-Rio/Filosofia
Palavras-chave: porosidade, interpenetração, teatro, rádio, infância

Resumo

O encontro erótico e político de Walter Benjamin e Asja Lacis desencadeou uma mudança decisiva para o autor, rumo à filosofia material da história. Nele os rudimentos dessa mudança se encontram enquanto teor que perpassa outras de suas obras que contêm em si alguns sinais cruciais para compreendê-lo. É o caso da dedicatória de Rua de mão única (Einbahnstrasse) que, além de uma declaração de amor, aponta para as marcas incisivas deixadas no corpo de ambos, como uma cisão temporal que define um antes e um depois na vida e na obra de Benjamin. Seguimos os vestígios desse entrelaçamento, no teatro de Lacis, bem como na experimentação radiofônica de Benjamin, para compreender o que lhes despertava a infância (Kindheit): um gesto revolucionário. Por fim, e a contrapelo, vislumbraremos em Nápoles a imagem viva da interpenetração (Durchdringung) da vida (na cidade), presente numa voz polifônica escrita a quatro mãos. Ela incorporou de tal forma a porosidade (Porosität) de Nápoles que ao descrever a sua percepção transmite-a, correspondendo assim à sua experiência (Erfahrung).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Diário de Moscou. Trad. Hildegard Herbold. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. Band VII: Nachträge. Teilband 1, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.

BENJAMIN, Walter. LACIS, Asja. Nápoles. In: Imagens de Pensamento. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, p.125-134, 2004.

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns motivos em Baudelaire, In: Modernidade. Trad. João Barrento. Assírio & Alvim, 2004a.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004b.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. Trad. Jeanne-Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. In: Löwy, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.

BENJAMIN, Walter. Programa de um teatro infantil proletário, In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, p. 111-119, 2007.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice P.B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BENJAMIN, Walter. A hora das crianças. Trad. Aldo Medeiros. Rio de Janeiro: Nau, 2015.

BENJAMIN, Walter. Linguagem, tradução, literatura. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015a.

BENJAMIN, Walter. O que é o teatro épico? In: Ensaios sobre literatura. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2016.

BENJAMIN, Walter. O contador de histórias, In: A arte de contar histórias. Trad. Patrícia Lavelle, Marcelo Backes e Georg Otte. São Paulo: Hedra, p. 19-67, 2018.

BENJAMIN, Walter. O coração gelado. In: A arte de contar histórias. Trad. Patrícia Lavelle, Marcelo Backes e Georg Otte. São Paulo: Hedra, p. 167-211, 2018a.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar:Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Trad. Ana Luísa Andrade. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. En Chantier. Itinera, Milão, v. 14, p. 4-20, jan 2018.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Brecht e Benjamin: peça de aprendizagem e ordenamento experimental. In: Viso· Cadernos de estética aplicada. Rio de Janeiro. n. 11, jan/jun 2012.

MOTA, Virgínia. A arte da nostalgia: experiência e infância segundo Walter Benjamin. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) -Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2019.

WITTE, Bernd. Walter Benjamin, uma biografia. Trad. Romero Freitas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Publicado
2020-09-26