Βίος + BI/OS
Diferença e corporeidade nas abordagens tecnológicas transgressivas observadas na artemídia
Resumo
Neste trabalho, considerarei algumas perspectivas suscitadas pela recepção estética de práticas artísticas associadas ao uso exploratório e transgressivo da tecnologia. O eixo de discussão será a noção de diferença vinculada a essa abordagem hacker, conforme a proposta de McKenzie Wark construída a partir do legado deleuziano. Em contraponto a essa compreensão específica da diferença, revisarei aspectos encontrados em vertentes ligadas ao pensamento de Jacques Derrida e Niklas Luhmann. Com isso, pretendo apontar algumas vias comuns de compreensão a respeito dos processos que constituem as corporeidades tecnológicas dos trabalhos de arte hacker. Seus resultados podem então ser percebidos como manifestações estéticas das operações derivadas das diferenças sistêmicas que frequentemente concernem tanto o artificial quanto o orgânico. A partir disso, considerarei como os impulsos e respostas sensório-motoras articulados pela arte hacker correspondem a um embaralhamento das qualificações estéticas ligadas à vida singularizada e política (βίος), em correspondência aos fatores artefatuais explorados e transgredidos com base na tecnologia. A esta artefatualidade farei aqui referência por meio do uso homofônico e metonímico do acrônimo BI/OS, usado para designar o sistema básico de entrada (input) e saída (output) que fundamenta a operação do hardware computacional, ou seja, a sua corporeidade.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. The Omnibus Homo Sacer. Staford: Stanford University Press, 2017.
BATESON, Gregory (1972). Steps to an Ecology of Mind. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
BRADLEY, Arthur. Originary Technicity. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2011.
BURNHAM, Jack. Systems Esthetics. In: KOSTELANETZ, Richard (ed.). Esthetics Contemporary. Nova York: Prometheus Books, 1978. p. 160-171.
COLEMAN, Gabriella. Coding Freedom. Princeton: Princeton University Press, 2013.
DEBORD, Guy (1967). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1980). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Les Editions de Minuit, 1991. pp. 145-146.
DERRIDA, Jacques (1967). Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973. DERRIDA, Jacques (1972). Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques (1978). The Truth in Painting. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
FULLER, Matthew. Media Ecologies. Cambridge: The MIT Press, 2005.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Trad. Marco Aurélio Werle. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-398, set. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662007000300006.
HIMANEN, Pekka. The Hacker Ethic, and the Spirit of the Information Age. Nova York: Random House, 2001;
LUHMANN, Niklas. Art as a social system. Stanford: Stanford University Press, 2000.
LUHMANN, Niklas. System as Difference. Organization, Londres, v. 13, n. 1, p. 37–57, 1 jan. 2006. https://doi.org/10.1177/1350508406059638LEVY, Steven (1984). Hackers. Nova York: Penguin Books, 2001.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. The Tree of Knowledge. Rev. ed. Boston: Shambhala, 1992.
OSBORNE, Peter. Anywhere or Not at All. Londres: Verso, 2013.
PARIKKA, Jussi. Ethologies of Software Art: What Can a Digital Body of Code Do? In: ZEPKE, Stephen; O’SULLIVAN, Simon (ed.). Deleuze andContemporary Art. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2010. p. 116–132.
PARIKKA, Jussi. Insect Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.
RAYMOND, Eric. The Cathedral and the Bazaar. Rev. Ed. Cambridge: O’Reilly Media, 2001.
REUNIÓN DE OVEJAS ELECTRÓNICAS. Ciberactivismo: sobre usos políticos y sociales de la red. Barcelona: Virus Editorial, 2006.
SHAVIRO, Steven. Without Criteria: Kant, Whitehead, Deleuze, and Aesthetics. Cambridge: The MIT Press, 2009.
SIMONDON, Gilbert. The Genesis of the Individual. In: CRARY, Jonathan; KWINTER, Sanford (ed.). Incorporations. New York: Zone, 1992. p. 297–319.
STIEGLER, Bernard (1994). Technics and Time, 1. Stanford: Stanford University Press, 1998.
THACKER, Eugene. Biomedia. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
TURING, Alan. On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem. Proceedings of the London Mathematical Society, Londres, v. s2-42, n. 1, p. 230–265, 1937. DOI: https://doi.org/10.1112/plms/s2-42.1.230.
WARK, McKenzie. A Hacker Manifesto. Cambridge: Harvard University Press, 2004.
WILSON, Stephen. Information Arts. Cambridge: The MIT Press, 2002.
Copyright (c) 2020 DANIEL HORA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.